“Diálogos sobre Masculinidades” envolve estudantes do noturno 25/09/2024 - 12:00
--
O “mOvECEP – Ciclo de Palestras do Colégio Estadual do Paraná” promoveu na última semana (18 de setembro, quarta-feira) mais um “Diálogos sobre Masculinidades”.
Dessa vez, o evento envolveu estudantes do ensino médio do período noturno. Em agosto, atividade semelhante foi realizada com turmas do diurno.
O bate-papo foi conduzido pelo psicólogo Diogo Peroni e pelo pesquisador Andrio Robert, doutor em Educação.
Ambos destacaram a importância de meninos e rapazes falarem sobre suas emoções, sobre o que se passa em suas mentes.
“Temos de falar. Isso é muito importante. Porque os impactos à saúde mental são muito grandes”, sublinha Peroni.
Ainda segundo o psicólogo, a não existência de espaço nem a abertura de diálogo sobre o tema masculinidades acarreta prejuízos emocionais.
Robert, por sua vez, apontou como atividades como aquele bate-papo contribuem para a saúde do indivíduo e também para o enfrentamento de problemas sociais.
“Falar sobre masculinidades é prevenção à saúde, é autocuidado, é prevenção à violência contra meninas e mulheres”, argumentou o pesquisador.
A professora Adriana Teles explica que, além do “Diálogos sobre Masculinidades”, o “mOvECEP” contempla palestras sobre temas interseccionais.
Assim, o ciclo já abordou educação antirracista e educação para diversidade e inclusão, além de questões de gênero.
“O objetivo é a cooperação consciente entre mulheres e homens, meninos e meninas, em prol de uma sociedade colaborativa e voltada para uma educação para a paz”, afirma.
--