Dia das Bruxas é comemorado com fantasias e atividades pedagógicas 31/10/2019 - 16:50
Em algumas unidades de atendimento do Colégio Estadual do Paraná (CEP), os estudantes fantasiados comemoraram o “Dia das Bruxas” na tradicional festa do Halloween, celebrada em diversos países nesta quinta-feira (31). A tradição, que ganhou popularidade principalmente nos Estados Unidos, foi tema de atividades pedagógicas em aulas curriculares de Inglês, Espanhol e Português, além de celebrada nas turmas do Curso de Inglês no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM).
A professora de Inglês Thyncia Cardoso, coordenou ações com os estudantes do Ensino Regular e também no Centro de Línguas. “Foi um momento para assimilar um pouco mais desta cultura tão forte entre os americanos, trazida para América pelos imigrantes Irlandeses e, que hoje, é comemorada em várias partes do mundo”, disse a professora que se fantasiou de bruxa.
O professor de Química Paulo Solano se fantasiou de Harry Potter ao estilo halloween. NO CEP-Tiradentes, a professora de LEM-Espanhol Giselle Ruy Bueno, junto com seus alunos e alunas, construiu uma mesa decorada com os motivos festivos em celebração ao Dia da Morte, conforme tradição dos povos hispânicos. E com orientações da professora Alice Loretto, outras ações também aconteceram no CEP-Amâncio.
Para participar das atividades, os estudantes e professores capricharam na maquiagem para se transformar em bruxas, caveiras e encarnar personagens dos filmes e dos contos de terror. Também não faltaram assessórios, como: chapéus, vassouras e caldeirões, além dos enfeites de sapos, aranhas, morcegos e as típicas abóboras decoradas que representam o símbolo máximo da festa.
Leia também: Nas Aulas de Inglês, Estudantes se preparam para a Festa do Halloween
LÍNGUA PORTUGUESA: E qual é a relação do Halloween com as aulas curriculares de Língua Portuguesa? Para a professora Vívian Brunnquell existem várias razões para relacionar uma coisa com a outra. Uma delas é a possibilidade de incentivar os estudantes a produzirem textos narrativos em aulas de Linguagem e Literatura.
“Queremos aproveitar o clima de Halloween para envolver, encantar e motivar os alunos e alunas a produzirem textos inspirados no universo dos contos de terror”, disse a professora. Ela ainda explicou que a atividade pedagógica também serve para trabalhar elementos como a pontuação, a paragrafação e a utilização de adjetivos para descrever ambientes e personagens.
“São itens já estudados em aulas anteriores e que podem ser trabalhados sem preconceitos em qualquer tipo de manifestação cultural”, disse a professora, que também é coordenadora do Ensino Fundamental. Para a leitura dos contos em sala de aula, os estudantes vieram fantasiados nesta data comemorativa.
Outras atividades relacionadas ao Halloween foram desenvolvidas
***