Dancep vai apresentar no interior do Paraná e na Itália o espetáculo Po(r)ty 07/04/2025 - 08:00

--

[Do site da Secretaria de Estado da Educação] - O Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (Dancep) prepara mais uma temporada de espetáculos.

Desta vez, a companhia levará aos palcos do Brasil e da Europa a apresentação Po(r)ty, sobre a vida e a obra do artista paranaense Poty Lazzarotto.

Após a pré-estreia, realizada em Curitiba no ano passado, a nova turnê começará no interior do Paraná e chegará à Itália.

A expectativa é visitar até seis Núcleos Regionais de Educação ao longo do ano, com início previsto para maio.

No segundo semestre, o Dancep deixa o país e desembarca em Florença e Roma, levando o talento dos jovens dançarinos paranaenses ao público italiano. O cronograma detalhado de apresentações será divulgado em breve.

HOMENAGEM A POTY LAZZAROTTO

Homenageado pela turnê, o próprio Poty Lazzarotto foi aluno do Colégio Estadual do Paraná e, posteriormente, conquistou o mundo – desenhista, ilustrador e gravurista, ficou conhecido pelos painéis e murais que enfeitam as ruas da capital paranaense e de outras cidades e países, como Alemanha, Portugal e França. Nascido em 1924, o artista morreu em 1998.

O espetáculo Po(r)ty surgiu do desejo do professor e coreógrafo Fernando Nascimento de homenagear o centenário de Poty Lazzarotto.

No palco, a obra e a trajetória de vida do artista paranaense inspiram os movimentos do Dancep.

A peça converte sua obra plástica em dança, tendo como base a sensibilidade de cada bailarino. 

ELENCO

Com um elenco formado por mais de 70 integrantes, incluindo professores do Dancep, ensaiadores, produtores, bailarinos e bailarinas – muitos deles estudantes –, além de uma dedicada equipe de apoio, o projeto celebra a arte e a história de Poty.

A homenagem prestada por meio da dança reforça a conexão entre a trajetória do artista e a nova geração de talentos.

SOBRE O DANCEP

Criado em 2011 pelo professor Fernando Nascimento, o Dancep tem sido destaque na formação artística e na produção de espetáculos. Composto por mais de 60 estudantes de escolas públicas de Curitiba e região metropolitana, o grupo leva a arte da dança à comunidade escolar.

O Dancep tem suas raízes no Colégio Silvio Magalhães de Barros, em Maringá, onde Fernando estudou e depois lecionou.

Atualmente, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), dos Núcleos Regionais de Educação, do Teatro Guaíra, do Setor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e da Casa Hoffmann, fortalecendo sua atuação na cena cultural de Curitiba.

TRABALHO COLETIVO

Segundo o professor Fernando Nascimento, o projeto nasceu de um trabalho coletivo.

"O Dancep segue a teoria da Sistematização Coletiva do Conhecimento, desenvolvida pela professora Pura Lúcia Oliver Martins. Desde o início, tudo o que produzimos é construído em conjunto", afirmou. “Essa é a essência: fazer juntos, com todos os corpos, culturas e origens, promovendo a dança em uma perspectiva formativa e sensível", afirma.

Após a estreia, em 2012, o Dancep ampliou seu alcance com coreografias inspiradas em grandes nomes da cultura brasileira, como Helena Kolody, Vinícius de Moraes, Paulo Leminski e Guido Viaro.

O Dancep conquistou espaço em festivais nacionais e internacionais, como o Festival de Dança de Joinville e o Festival de Dança de Viana do Castelo, em Portugal, onde recebeu premiações de destaque. Em 2015, apresentou-se na Espanha e em Portugal, vencendo o Festival Internacional de Dança da Galícia. Foi também o único grupo representante de uma escola pública em Portugal, competindo com academias particulares da Europa.

Em 2018, expandiu sua atuação para a América Latina, com apresentações na Argentina. Em 2023, retornou ao cenário europeu, com espetáculos na França e nova premiação no Festival de Joinville.

Além de divulgar a arte da escola pública, a iniciativa oferece aos alunos a chance de conhecer novas culturas e ampliar horizontes por meio da dança.

TRANSFORMAÇÃO

Para a ex-aluna e professora do CEP, Caroline Nascimento, o Dancep significou uma transformação de vida.

“Ao longo da minha trajetória, o professor Fernando Nascimento sempre foi uma grande inspiração, tanto como artista quanto como professor. Ter a oportunidade de voltar ao Dancep, agora como professora e coreógrafa, e fazer parte do espetáculo Po(r)ty, é algo muito especial para mim”, disse ela. “Este espaço sempre foi um lugar de acolhimento, aprendizado e crescimento, e só existe graças à dedicação e paixão do professor Fernando”, acrescenta.

--