Curso de Produção de Áudio e Vídeo do CEP completa 15 anos 24/03/2022 - 15:49

.

O curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo do Colégio Estadual do Paraná completa 15 anos agora em 2022.

A primeira turma foi aberta no primeiro semestre do ano letivo de 2007, depois de resolução da Secretaria de Estado da Educação, em novembro do ano anterior (4963/2006), autorizando o CEP a instituir o curso.

 

De lá para cá, são centenas de estudantes formados pelo CEP nessa área – o audiovisual – cada vez mais presente em nossas vidas, e com demanda crescente no mundo do trabalho.

Inicialmente, aliás, o nome do curso era Técnico em Produção Audiovisual. A mudança de nomenclatura ocorreu em 2008, adequando-a ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, do Ministério da Educação.

 

Por sinal, nessa década e meia de existência o curso passou por adaptações em seu plano. A mais recente está em vigência desde 2019.

São modificações em conteúdos e disciplinas, para que o curso se mantenha sempre atualizado.

Até porque estão nas comunicações as mudanças mais intensas e aceleradas experimentadas pela sociedade nos últimos tempos.

 

O curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo é ofertado, desde sua origem em 2007, na modalidade subsequente – isto é, voltado a quem tem o ensino médio completo.

Tem duração dois semestres letivos, com abertura de turmas, tradicionalmente, em duas épocas do ano: no início e na metade.

 

As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, no período noturno. São disciplinas instrumentais, como as que tratam de história dos meios de comunicação, linguagens midiáticas,

linguagem audiovisual, legislação cultural e fundamentos do trabalho; e finalísticas, como as que abordam produção de vídeo, de áudio, roteiro, fotografia e direção.

Todas mesclam conteúdos teóricos com atividades práticas.

 

Como trabalho de conclusão de curso, os estudantes produzem um curta-metragem. Temática e gênero (se ficcional, se documentário) costumam ser decididos pelos grupos, sempre sob orientação do corpo docente.

Na foto em destaque, por exemplo, registro de gravação de um desses trabalhos de autoria dos estudantes (documentário ‘Verde que te quero verde’, anos atrás).

 

Por falar nisso, na próxima quarta-feira, dia 30, a partir das 19h, os curtas-metragens de conclusão de curso da turma que se formou no segundo semestre do ano passado (2021-II) terão exibição na Cinemateca de Curitiba.

Para controle da lotação do espaço, a sessão será voltada apenas aos formados e convidados, e aos atuais estudantes do curso.

 

O evento retoma a tradição do curso de promover, em espaços culturais parceiros, a exibição dos trabalhos, como, inclusive, atividade de formação (o fazer audiovisual alcança as etapas de difusão e distribuição).

Em função da pandemia de covid-19, essas sessões tinham sido suspensas.

 

Em compensação, durante a pandemia, com as atividades remotas, foi possível aproximar os estudantes do PAV a profissionais e públicos de fora de Curitiba,

por meio do FestPAV – Mostra de Trabalhos do Curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo. Foram duas edições – uma em 2020 e outra no ano passado.

Pelas plataformas de videoconferência, os estudantes participaram de rodas de conversa com professores, profissionais e estudantes do interior do Paraná, São Paulo e Bahia.

 

Em breve, o site do CEP trará mais conteúdos em celebração aos 15 anos do PAV, como o curso é chamado.

 

VERDE QUE TE QUERO VERDE