Consciência Negra: estudantes de Francês do Celem discutem sobre racismo 23/11/2023 - 19:08

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Em referência ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), estudantes do curso de Língua Francesa do Centro de Línguas do Colégio Estadual do Paraná (Celem/CEP) desenvolveram uma prática pedagógica para discutir relações étnico-raciais e o crime de racismo.

A atividade, conduzida pela professora Fabíola-Davis Siquara Amaral, envolveu as turmas no nível 2: 2ºB (manhã) e 2ºD (noite).

A intencionalidade da prática pedagógica neste “Le jour de la conscience noire” foi a de gerar uma reflexão, “um diálogo aberto e profundo sobre um tema que é ainda muito sensível na nossa sociedade, as questões referentes às relações étnico-raciais e o crime de racismo”, informa o Celem. “É importante evocar qual o real papel da escola no enfrentamento destas questões”, acrescenta.

COMO FOI A PRÁTICA PEDAGÓGICA

As discussões partiram da apresentação de um vídeo intitulado “Dúdú e o lápis cor da pele” e “Qual é a cor do amor”, abrindo em seguida para relatos pessoais de histórias dos estudantes e culminando com a confecção de uma atividade lúdico-reflexiva (ilustração plástica e frase de impacto), despertando a atenção da comunidade escolar e sociedade.

Para o professor Gilson Rodrigo Woginski, coordenador do Celem/CEP e docente de Língua Espanhola, a prática pedagógica organizada pela colega Fabíola-Davis e seus estudantes “culmina com os objetivos de aprendizagem do Celem/CEP”.

Isso porque, continua, “perpassa pela linguagem no sentido de posicionar-se frente às práticas discriminatórias, organizando o pensamento e a leitura crítica para então agir criticamente, preparando-se para as questões de identidades sociais voltadas à cidadania e interculturalidade - portanto, os aspectos pedagógicos planejados, por exemplo, a partir do Letramento Racial Crítico”.

Por fim, o Celem/CEP deixa uma mensagem, em francês: “Soyez antiraciste!” (“Seja antirracista!”).

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