¿Cómo pensamos la muerte? Estudantes desenvolvem materiais para o Día de Muertos 31/10/2023 - 15:32

¿Cómo pensamos la muerte? Estudantes desenvolvem materiais para o Día de Muertos

Como brasileños, ¿qué pensamos de la muerte? ¿a qué la asociamos?

Y los mexicanos, ¿cómo la piensan?

 

Essas foram as provocações propostas pelo Professor Me. Gilson Rodrigo Woginski aos
estudantes da turma do 7ºA dos Anos Finais do Ensino Fundamental do CEP visando a
implementação de sua Prática Pedagógica na perspectiva intercultural prevista no Plano de Ação
organizado para o Curso Formadores 2023 (Jornada 3) da Secretaria de Educação/SEED-PR,
utilizando-se das metodologias da Cultura Maker e Rotação por Estações. O professor e a
pedagoga Ana Martins buscaram os/as estudantes em sua sala de aula para se deslocarem até
outra sala organizada para a referida Prática. Animados pelos corredores, estudantes já usavam
famosos sombreros (chapéus) e entraram nessa sala ao som de música tradicional mexicana.


Confira nas fotos todo esse envolvimento.


Objetivos de Aprendizagem: aproximar-se, reconhecer e valorizar a diversidade étnica, linguística
e cultural, promovendo reflexões relacionadas à Dimensão Intercultural e oportunizando a interação
entre culturas diferentes (brasileira e mexicana) mediada pela Língua Espanhola (objeto de
estudo), contrastando usos sociais (semelhanças e diferenças), bem como (re)pensar criticamente
para desconstruir possíveis estereótipos interculturais e/ou discriminatórios.


Justificativa: fomentar o pensamento crítico-reflexivo, permitindo que os/as estudantes
reconheçam dificuldades ou problemas, e assim, possam buscar soluções criativas, desenvolvendo
a capacidade de agir com autonomia e de maneira colaborativa.
Metodologias: 1) Cultura Maker (“maker” corresponde ao termo “fazer”) e seus pilares como
criatividade, colaboratividade e sustentabilidade e 2) Rotação por Estações (circuito dentro da sala
de aula com estações em que cada estação propõe uma atividade diferente de forma articulada
sobre a temática central para que estudantes transitem pelo circuito percorrendo todas as
estações).

Conteúdos: elementos linguístico-discursivos (léxico referente à temática) e interculturalidade -
celebração do Día de Muertos - declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da
Humanidade pertencente à cultura do México, país hispano-falante. Ainda, articular esse
conhecimento com as discussões em andamento relacionadas à Educação das Relações Étnico-
Raciais com foco nos povos indígenas, pois essa celebração remonta a cultura pré-hispânica,
neste caso, às civilizações Zapoteca, Mixteca e Maia, portanto, anterior a chegada do invasor
(“colonizador/conquistador”) europeu às Américas.

Professora  Formadora: Andréa de Oliveira


Para a pedagoga Ana Martins, a proposta é vista como “uma aula maravilhosa que trabalha a
cultura, o coletivo e os corpos. O envolvimento dos estudantes se deu de forma espontânea diante
de propostas pensadas para possibilitar as manualidades e a criação. Quando a educação faz
sentido."