Colégio Estadual do Paraná realiza a primeira Semana de Estudos e Planejamento 15/02/2019 - 11:50
Professores do Colégio Estadual do Paraná (CEP) realizaram entre 11 e 13 de fevereiro o planejamento das aulas que serão ministradas ao longo do ano letivo de 2019. Foram três dias de atividades, e junto com a equipe pedagógica do colégio, eles discutiram sobre os trabalhos de avaliação e integraram grupos para debater diversos temas educacionais.
A programação fez parte da realização dos primeiros Dias de Estudos e Planejamento, estabelecidos de acordo com a resolução da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Ao longo do ano, outros dois momentos já estão previstos no calendário anual para realização desse evento.
Junto com os professores, também participaram todos os agentes que atuam no colégio. Aproximadamente 600 profissionais do CEP se inscreveram para participar das atividades que precederam o início das aulas, com acolhimento dos estudantes, na quinta-feira (14).
As atividades tiveram início na segunda-feira (11), no Guairinha, com a presença da diretora-geral do CEP, Tânia Maria Acco. Ela aproveitou para agradecer aos colaboradores e apresentar a execução orçamentária/financeira 2018.
“É com alegria que iniciamos os trabalhos para dar continuidade ao atendimento de excelência aos nossos estudantes. Sabemos que são grandes os desafios que temos pela frente, mas temos a grata satisfação de reconhecer que tivemos muitas conquistas e realizações, porque trabalhamos com um único objetivo, que é garantir aos nossos estudantes um ambiente com mais conforto, segurança e motivador para o aprendizado”, disse.
A diretora ainda lembrou que devido ao restauro e as obras de melhorias da infraestrutura, que estão em curso no prédio histórico do colégio, algumas turmas foram remanejadas para outras instituições de ensino parceiras. Ela solicitou a todos o empenho para que se preserve a unidade institucional e a qualidade do ensino já consagrada pela instituição. “Independente da escola que vamos desempenhar nossas atividades, continuaremos sendo sempre o nosso CEP, com o profundo desejo de fazer com que os estudantes, professores e funcionários se sintam, onde estiver, como parte da família deste grande colégio”, afirmou.
No primeiro dia de programação no Guairinha, foram apresentadas diversas atrações culturais. A segunda parte do evento foi aberta com o musical dos integrantes da Escolinha de Arte. O Grupo Dancep também apresentou o espetáculo Guido Viaro – Entre Flores e Cores, com coordenação do professor Fernando Nascimento. Os presentes ainda assistiram ao curta-metragem “E Tem Que Ter Por Quê?”, que reconta a trajetória de vida do escritor Paulo Leminski, uma produção dos alunos do curso de Produção de Áudio e Vídeo.
ESTUDO E PLANEJAMENTO – Para a chefe da divisão educacional do CEP, Elisangela Belniak Hochuli, o principal objetivo dos encontros foi reunir os profissionais para discutir os avanços já conquistados e os desafios presentes, tendo como foco o estudante e sua aprendizagem. “Queremos estar mais ainda preparados para acolher nossos estudantes que retornam à nossa escola, e este momento se faz necessário para que possamos juntos planejar e buscar as condições e ambiente favorável para a aprendizagem de todos”, disse.
Durante as atividades, também foram apresentados dados internos e gerais do CEP. Elisangela também lembrou sobre a necessidade dos profissionais discutirem o Projeto Político Pedagógico (PPP), além dos mecanismos de avaliação da aprendizagem. “Temos um projeto de escola que precisa ser consultado com frequência, retomado e revisitado quando necessário, além de estar presente no coração de todos que trabalham com a formação dos nossos alunos”, acrescentou.
O secretário-geral, Gilberto Pereira Rodrigues, aproveitou o primeiro encontro para explicar os critérios da divisão de turmas e distribuição dos estudantes matriculados, nesta fase em que novos espaços serão ocupados em razão das obras que acontecem no colégio.
“Procuramos atender a critérios que respeitassem os alunos que vão concluir o curso ainda este ano, também em relação ao uso de laboratórios e afinidades entre os cursos. Também levamos em conta alguns aspectos relacionados à logística de trasporte dos mobiliários e recursos materiais aos locais onde as aulas ocorrem este ano”, afirmou.
No último dia de atividades na quarta-feira (13), os professores executaram o planejamento com apoio da equipe pedagógica. Os trabalhos foram realizados nas unidades onde cada professor ministrará suas aulas, dando a eles a possibilidade de se familiarizar aos novos espaços e, assim, acolher os estudantes que se iniciam no ano letivo.
Este ano, para atender cerca de 4.500 alunos já matriculados, algumas turmas vão acompanhar as aulas em outras escolas. Além da utilização de parte do espaço do próprio prédio do Colégio Estadual do Paraná, no Alto da Glória, as aulas também serão ministradas no Colégio Estadual Amâncio Moro (CEP/Amâncio), no Jardim Social; no Colégio Estadual Conselheiro Zacarias (CEP/Zacarias), no Alto da Glória; no Colégio Estadual Tiradentes (CEP/Tiradentes), no Centro; e no Instituto de Educação do Paraná (CEP/Instituto), também na área central.