CEP promove palestras sobre segurança na internet e uso consciente das tecnologias 15/10/2019 - 12:00

Na Semana da Criança e do Adolescente 2019, o setor de Projetos do Colégio Estadual do Paraná (PROCEP) promoveu diversas ações para abordar assuntos relacionados à segurança na internet e ao uso consciente das novas tecnologias. As ações são previstas no Pacto Infância Segura, programa coordenado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (SEJUSF-PR).

Para isso, foram realizadas palestras, dentro e fora do Colégio, tendo como convidados os pais, mães e responsáveis, além dos próprios estudantes e representantes das instituições parceiras.

“São temas sempre muito requisitados, especialmente pelos familiares dos estudantes que procuram entender como são desenvolvidas ações para garantir ainda mais segurança aos estudantes nas unidades de atendimento”, disse a Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco. “Reforçamos essa necessidade dos pais, mães e responsáveis estarem sempre envolvidos com as questões de segurança na escola, para juntos agirmos de forma preventiva no combate às ocorrências”, acrescentou.

Na quinta-feira (10), a programação abriu a semana comemorativa com palestras sobre a dependência tecnológica e os perigos no uso da Internet. “Enganam-se aqueles que se sentem protegidos atrás de um computador e que pensam que estão livres das devidas punições relativas aos crimes cometidos no espaço virtual”, disse o Delegado Demetrius Gonzaga de Oliveira, Titular do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Paraná.

O debate contou também com a presença da Educadora Cineiva Campoli Tono, Coordenadora do Programa Reconect – Detox Digital Paraná – na SEJUSF, e fundadora do Instituto de Tecnologia Dignidade Humana, também parceiro nas ações desenvolvidas no CEP. Cineiva também acompanhou a comunidade escolar em uma Blitz Educativa realizada, na quinta-feira (10), no cruzamento das principais vias de acesso ao prédio central do CEP.

Leia também: Estudantes promovem blitz no trânsito para uso equilibrado da internet

PALESTRAS NO MUSEU – Ainda como parte da programação, na sexta-feira (11), e com convite estendido aos familiares, algumas turmas de estudantes do CEP foram levadas ao auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Lá, eles assistiram às palestras com outros temas relacionados ao uso consciente dos equipamentos tecnológicos conectados à internet, como: Internet e as Interferências na Atenção, Aprendizagem e na Mobilidade; Segurança das Crianças e Adolescentes na Internet; Vínculos Familiares: Desafios da Atualidade; e Internet sem vaciolo e sem violência: É possivel?

Nessa ocasião, além do Delegado Demetrius e da Educadora Cineiva, também foram ministradas palestras pela Assistente Social Denise Kopp Zugman e pelo estudante de Psicologia Rudhyero Marcondes. O evento no museu também foi acompanhado pelo Secretário Estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost. 

A professora Sônia Casatti, do Procep, agradeceu a participação de todos. “Agradeço aos participantes em todas as ações que tiveram como objetivos sensibilizar, esclarecer e tirar dúvidas, além de mostrar como tornar o ambiente escolar ainda mais tranquilo para todos”, concluiu.

***

GALERIA DE IMAGENS