CEP e DPE-PR lançam projeto de formação em Direitos Humanos 24/06/2019 - 18:10
O Colégio Estadual do Paraná (CEP) e a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) se uniram para promover o “Jovem Defensor”, um projeto acadêmico para formação específica na área de Direitos Humanos, dentro das disciplinas de Filosofia, Sociologia, História e Geografia. O lançamento foi nesta segunda-feira (24) no saguão do prédio central do Colégio, onde autoridades se reuniram com representantes da Comunidade Estudantil do CEP.
Na abertura, a Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco, agradeceu a presença de todos os envolvidos com o projeto. “Estamos unidos em favor de nossos estudantes para, dessa forma, garantir a eles o direito pleno à informação, o que representa um importante instrumento para suas defesas e garantias ao exercício da cidadania”, disse.
O Procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação, lembrou da importância de enfatizar os temas ligados aos Direitos Humano em ambiente educacional. “Faz com que a escola fortaleça a democracia, para dar mais dignidade a pessoa humana, além de contribuir para construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária”, afirmou.
SOBRE O PROJETO – O projeto, idealizado pelo Defensor Público Bruno Almeida Passadore, busca também fortalecer as Instituições. “Temos o compromisso de valorizar os partidos e as bases democráticas, com respeito aos valores humanos e constitucionais”, disse.
A ideia foi sistematizada e organizada pelos professores do Departamento de Projetos do CEP (Procep), que envolveram inicialmente os estudantes dos 2° Anos do Ensino Médio. “São atividades que acontecem em duas fases, sendo a primeira constituída por vídeoaulas, seguidas por debates, para depois, em uma próxima etapa, inserir os estudantes avaliados junto à plataforma da Defensoria Pública”, explicou a professora Sônia Brites Casatti, do Procep.
“Além de tirar dúvidas diretamente com os defensores, alguns estudantes ainda vão se juntar a eles para conhecer parte da rotina dentro da Defensoria Pública do nosso Estado”, acrescentou. Junto ao Procep, o “Jovem Defensor” também conta com a coordenação das professoras Elizeth Tesserolli Miot, Josane Buschmann e Luzinete Pereira.
Também participaram do evento o Assessor da Governadoria do Estado do Paraná, Marcos Aurélio Souza Pereira; a Promotora de Justiça Luciana Lineiro; o Delegado Demetrius Gonzaga de Oliveira, Chefe do Núcleo de Combate aos Cibercrimes; Cineiva Campoli Paulino Tono, do Instituto de Tecnologia e Dignidade Humana; Rita Cristina de Oliveira, da Defensoria Pública Federal e Chefe da Defensoria Pública da União em Curitiba; o Defensor Público-Geral Eduardo Pião Ortiz Abraão; demais Defensores Públicos que participam das gravações das vídeoaulas, representantes da TV da Universidade Federal do Paraná (UFPRTV) e membros da equipe gestora e pedagógica do CEP.
***