CEP coloca lixeiras identificadas para coleta seletiva e de resíduos orgânicos 25/02/2019 - 14:10
O Colégio Estadual do Paraná já instalou lixeiras para coleta seletiva de recicláveis e do lixo orgânico em recipientes colocados em salas, corredores e nos pátios dos colégios: CEP-CEP; CEP-Amâncio; CEP-Tiradentes; CEP-Zacarias; e CEP-Instituto. A ação faz parte do Projeto de Sustentabilidade promovido pelo Colégio, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).
Em todas as unidades, os estudantes estão recebendo informações e orientações para procedimentos de descarte nos locais adequados. “Estamos visitando as escolas e passando em todas as salas de aula para orientar nossos alunos sobre a importância da separação dos recicláveis e a realização do descarte de orgânicos nas lixeiras identificadas”, disse a professora Telma Alves Satel, coordenadora do Projeto CEP Sustentável.
Ela explicou que as lixeiras instaladas dentro das salas de aula, e nos espaços administrativos, são exclusivas para descarte de recicláveis, como por exemplo do material de papelaria. “Estamos orientando os alunos e alunas para não fazer refeições dentro das salas, evitando com isso o acúmulo do lixo orgânico e de restos alimentares, causadores do mau cheiro no ambiente de estudo”, disse a professora.
Em todos os corredores, bem como em locais estratégicos dos pátios das escolas, foram instaladas lixeiras para o descarte dos resíduos orgânicos. Nesses locais também foram disponibilizadas as lixeiras para coleta seletiva de recicláveis. “Todos os compartimentos estão identificados com etiquetas produzidas nos modelos para resíduos orgânicos ou úmidos e resíduos recicláveis”, lembrou Telma.
O projeto CEP Sustentável busca promover a seleção de materiais recicláveis de qualidade, que têm como destino a Usina de Reciclagem. Já o lixo orgânico produzido nas escolas é colocado para coleta dos agentes da limpeza pública da Prefeitura de Curitiba, que levam em caminhões o lixo para os aterros da cidade.
Plano de Gerenciamento – O manejo dos resíduos sólidos gerados no Colégio Estadual do Paraná está de acordo com a Lei Federal n° 12.305/2010; Decreto n° 7.404/2010; Resolução Conama n° 275/2001; Lei Estadual n° 12.493/1999 (em formulação – Lei n° 17.505/2013); Decreto Estadual n° 6.674/2002 e Decreto Municipal n° 983/2004.