CEP Sustentável lança Projeto Placar, para conservação das salas de aula 08/05/2025 - 21:04
--
Foi lançado nesta semana, dentro do programa CEP Sustentável, o Projeto Placar – iniciativa que busca incentivar a comunidade escolar a manter as salas de aula limpas, organizadas e conservadas. Com isso, desenvolver o senso de responsabilidade, cidadania e sustentabilidade entre os estudantes do Colégio Estadual do Paraná.
O Projeto Placar vai envolver os três períodos.
As turmas, por meio de seu/ sua representante, ficarão responsáveis por promover e averiguar o cumprimento dos seguintes critérios:
i) Limpeza da sala da aula, o que abrange ausência de lixo no chão, separação e ambiente preservado;
ii) Organização das mesas e cadeiras;
iii) Conservação das carteiras, mantendo a mobília sem rabiscos, pichações ou outros danos;
iv) Separação correta dos resíduos sólidos.
O cumprimento desses quesitos proporcionará a cada turma alcançar 15 pontos, na tabela de avaliação.
E essa avaliação será realizada em dias variados durante a semana, por vistoriadores distintos.
Os resultados do ‘Placar’ serão divulgados semanalmente, por representantes do Grêmio Estudantil do CEP (Gecep).
O Projeto Placar começou na data de seu lançamento, nesta quarta, 7 de maio, com término previsto para 26 de agosto. A divulgação do resultado final ainda será definida. A premiação está prevista para 3 de setembro.
O CEP Sustentável é um programa que busca transformar este estabelecimento em um espaço educativo e, como o nome da iniciativa diz, sustentável. Nasceu em 2012. Passou por ampliação em 2024, e recentes revisões (abril e maio de 2025).
Conforme descreve seu projeto, o CEP Sustentável tem o seguinte objetivo geral: “Transformar o Colégio Estadual do Paraná em um espaço educativo totalmente sustentável em seu sentido mais amplo: pedagógico, cultural, histórico, acessibilidade, alimentação orgânica, energética, saneamento, resíduos sólidos/orgânicos, conservação do patrimônio material e imaterial, na perspectiva das metas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] (…)”.
Os ODS diretamente envolvidos, ainda segundo o projeto, são os de número 04 (Educação de Qualidade); 05 (Igualdade de Gênero); 07 (Energia Limpa e Acessível); 10 (Redução das Desigualdades); 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); 12 (Consumo e Produções Responsáveis); 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima);14 (Vida na água); 15 (Vida na Terra); 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes); e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
O CEP Sustentável é constituído por um conjunto de dez programas. Quatro estão em andamento – o Didático Pedagógico, o de Gerenciamento Sustentável de Resíduos Sólidos; o do Gerenciamento Energético Sustentável; e o de Captação de Recursos. Os outros seis a serem implementados são os programas de Redução de Desperdício; Uso Sustentável da Água; Proteção Patrimonial; Restauro das Instalações; Acessibilidade; e Alimentação Orgânica. O projeto aponta as necessidades para a implementação de cada um deles, visando à sua efetivação.
--