CEP Propõe Formato Semestral para o Centro de Línguas - CELEM 28/06/2022 - 11:31

.

A Direção Geral do CEP, pedagoga Laureci Schmitz, e a Coordenação do Centro de Línguas CELEM/CEP, professor Gilson Rodrigo Woginski e professora Fabíola-Davis Siquara Amaral, estiveram nesta quarta-feira (22/06), na Diretoria de Educação (DEDUC) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR).

Durante reunião, foi apresentado e entregue ao Diretor da DEDUC/SEED-PR, professor Roni Miranda Vieira, documento com a solicitação de reorganização da oferta dos Cursos de Línguas Estrangeiras Modernas ofertadas no Centro de Línguas CELEM para que sejam em regime/formato semestral, mantendo-se presencial, como uma das medidas de combate ao abandono e/ou evasão escolar nesses Cursos, bem como para otimizar as vagas públicas e, sobretudo, garantir mais acesso, permanência e continuidade dos/as estudantes nos estudos.

Para a Coordenação do Centro de Línguas CELEM/CEP, “o regime de semestralidade propicia agilidade na substituição de estudantes que porventura não queiram e/ou que não possam mais cursar as aulas. Por tratar-se de uma atividade extracurricular e não obrigatória, muitas vezes os/as estudantes não têm mais condições de frequentar, por conta do estágio, ou trabalho, ou transporte, entre outras, e se precisar interromper seus estudos, por exemplo, nos meses de agosto e setembro, perdem a carga horária, frequência e conteúdos que já cursaram desde início do ano até o momento em que não puderam mais frequentar. Com o regime semestral, há possibilidade desses/as estudantes não perderem aquele período semestral já cursado”.

A propósito, os Cursos do Centro de Línguas CELEM/CEP, também poderiam subsidiar as unidades curriculares propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definidas como “elementos com carga horária pré-definida, formadas pelo conjunto de estratégias, cujo objetivo é desenvolver competências específicas, podendo ser organizadas em áreas de conhecimento, disciplinas, módulos, projetos, entre outras formas de oferta”, conforme dispõe o Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEEPR), assegurando a complementação de estudos dos/as estudantes na nova organização do Novo Ensino Médio (NEM) na Rede Pública Estadual de Educação Básica do Paraná e contribuindo para o protagonismo dos/as estudantes. A Certificação desses Cursos poderia ser usada também como documento comprobatório para complementação de carga horária do Itinerário Formativo.

É importante destacar que no Colégio Estadual do Paraná, o CELEM promove a formação educacional e intercultural em línguas estrangeiras desde o ano de 1982, e atualmente, são ofertados os Cursos de Níveis 1, 2 e 3 dos idiomas Alemão, Espanhol, Francês e Japonês.

Direção Geral

CELEM