Bons hábitos ajudam a combater a gripe H1N1 16/05/2019 - 11:20
Febre alta, dor de cabeça intensa, dores nos músculos, dores nas articulações, calafrios, tosse, falta de apetite, vômito e diarreia (em alguns casos), falta de ar e desconforto respiratório, são sintomas característicos da Gripe H1N1, também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína.
Diante desse quadro clínico, a recomendação é que se procure rapidamente um posto de saúde mais próximo para que seja realizado o pronto atendimento médico, que fará o devido encaminhamento para o tratamento adequado.
A Gripe H1N1 é uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe, e que se não tratada pode causar complicações graves para a saúde, como pneumonia, angústia respiratória e, em casos ainda mais graves, pode levar até a morte. Por isso, é preciso estar atento aos hábitos que evitam o contágio e ainda ajudam a diminuir a disseminação da doença.
PREVENÇÃO – O contágio do vírus da gripe se dá pela boca, olhos e narinas. A disseminação acontece principalmente pelas mãos que tocam superfícies já contaminadas e entram em contato com as “portas” que dão ao vírus acesso ao organismo. Por isso, a recomendação é manter as mãos sempre limpas e adquirir alguns hábitos que ajudam a prevenir a doença, conforme as dicas abaixo:
1) LAVAR AS MÃOS SEMPRE QUE POSSÍVEL – Isso é feito com água e sabão e ação mecânica, esfregando uma mão na outra, sem esquecer no meio dos dedos;
2) USAR ÁLCOOL EM GEL – A aplicação do do álcool em gel é uma forma eficiente para manter as mãos sempre limpas e livres da contaminação. Por isso, os estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual do Paraná (CEP), em todas as unidades de atendimento, contam com o álcool em gel disponibilizado em compartimentos nos banheiros, corredores, salas administrativas e nos espaços reservados próximos ao servimento da merenda.
Pronto! Essas são as principais instruções para se prevenir contra o vírus da gripe. A atenção precisa ser redobrada nos locais de pouca ventilação e de grande circulação de pessoas. O perigo pode estar em uma maçaneta, na barra de apoio dos veículos do trasporte público, no teclado dos computadores ou até mesmo na tela dos celulares, entre outros.
De tempo em tempo, lave as mãos e cuide da higiene pessoal. A prevenção é sempre o melhor caminho para quem quer levar uma vida saudável!
Para mais informações sobre a gripe, postos de atendimento da população, grupos de risco, programas de vacinação e outras orientações, acesse o site da Secretaria da Saúde do Paraná.
***