Aulas usam a imaginação para dar contorno e colorido ao som 30/09/2019 - 17:10
Explorar as formas do som, com seus contornos e coloridos capazes de levar emoção às plateias e, de forma delicada, tocar as almas dos ouvintes. Essa é a ideia das aulas práticas do Modulado de Voz e Expressão, coordenado pela professora Daniele de Luca Rosa Franco (a Dani), e também ofertado na Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná (CEP).
Assim como em Voz e Expressão com a professora Aline (ver matéria já publicada), neste Modulado também são usadas orientações sobre as técnicas desenvolvidas pelo professor Álvaro Nadolny, que trabalha o som no corpo integral. “São técnicas que envolvem a imaginação, com conceitos e aplicações que vão além da expressão verbal, considerando as ressonâncias do corpo que favorecem o processo de criação do desenho do som”, explicou a professora Dani, que também é uma das coordenadoras da Escolinha de Arte do CEP.
Segundo ela, as técnicas são aplicadas na rotina de trabalho, que busca apurar diferentes percepções. “Com base nos estudos científicos e na observação, prioriza-se o uso do lado direito do cérebro, responsável por produzir os nuances da voz durante a impostação”, explicou.
CORDAS E COMPASSOS – E com essas técnicas, a professora Dani também tem participação fundamental no grupo de performance “Cordas e Compassos”, que é coordenado pelo professor Jonas Nascimento, responsável pelo Modulado de Violão. O grupo nasceu da necessidade de realizar ensaios. Daniele aproveita para destacar o trabalho do professor Jonas.
“Falar dele é falar de musicalidade, eficiência, talento e muitas coisas boas. Um professor cativante que deixa sua marca de generosidade em todos os lugares por onde passa, fazendo com que seus alunos e alunas entrem forte nos propósitos da música. Eles retornam quando sentem saudade e levam daqui as melhores lembranças”, disse Dani. O Modulado de Violão acontece em diversos horários (ver tabela) na Escolinha de Arte.
Os integrantes do “Cordas e Compassos” se reúnem semanalmente para ensaios. O grupo também tem a participação do professor Carlos Lopes (na percussão), estudantes e ex-alunos, professores e funcionários. Os músicos se apresentam nos eventos promovidos no CEP, e também contam com agenda para audições marcadas em grandes teatros da capital paranaense.
A próxima sessão será em 8 de outubro, no hall de entrada do CEP-CEP, em celebração à chegada da Primavera. Outra grande apresentação está prevista para 22 de outubro, no Teatro da Reitoria da UFPR.
Leia também: O trabalho de voz e expressão que se projeta no Coral e no Musical CEP
***