Atividade de História e Centro de Memória traz ao CEP geração estudantil dos anos 1960 30/10/2023 - 10:00

-

No mês em que se celebram os 35 anos da Constituição Brasileira (promulgada em 5 de outubro de 1988), documento que selou o processo de redemocratização do país, professores da disciplina de História e o Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná promoveram um encontro em que estudantes dos anos 1960 puderam compartilhar, com as atuais gerações, suas trajetórias na luta contra a ditadura e em defesa da democracia.

A atividade ocorreu em 23 de outubro último, no auditório, e reuniu diversas turmas.

Os estudantes ouviram e interagiram com Judite Trindade, Ivete Caribé, José Ferreira Lopes (Dr. Zequinha), Beth Fortes, Clair da Flora Martins e Terezinha Garcia.

Esses e outros nomes ficaram conhecidos como ‘Geração de 68’, pela intensa atuação no movimento estudantil à época, em especial em um episódio ocorrido exatamente em 1968. Naquele ano, em protesto contra medida que instituía cobrança de mensalidade na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o movimento ocupou o Campus Reitoria. A mobilização teve ampla repercussão nacional.

Além desse episódio, os palestrantes falaram sobre outras frentes de participação cidadã, relembraram a tortura e repressão do período ditatorial (1964-1985) e contaram também sobre o trabalho da Comissão da Verdade no Paraná - grupo constituído em 2012 para “investigar e esclarecer as graves violações de direitos humanos ocorridas no estado do Paraná, entre o período de 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988, assim como contribuir com a Comissão Nacional da Verdade”, conforme sublinha relatório final dos trabalhos, publicado em 2017.

Depois da fala de cada participante, foi aberto momento para perguntas. E os estudantes corresponderam, demonstrando interesse e elaborando questões pelas quais foi possível aprofundar os conhecimentos sobre a história recente do Brasil.

Ao final, o entendimento da importância da Constituição de 1988 e da democracia, e da preservação e difusão da memória.

Além de marcar as celebrações pelos 35 anos da Carta Magna, o evento dá a largada também para o resgate do protagonismo da comunidade do Colégio Estadual do Paraná no Diretas Já – em 2024 serão 40 anos das mobilizações nacionais desse movimento, que em Curitiba contaram com participação ativa de estudantes do CEP.

Conforme explica a professora de História Maria do Carmo Amaral, a atividade consistiu em um projeto de docentes da disciplina, em consonância com o conteúdo escolar.

-

GALERIA DE IMAGENS

  • encontro_historia_centro_de_memoria_geracao_68
    encontro_historia_centro_de_memoria_geracao_68
    encontro_historia_centro_de_memoria_geracao_68
    encontro_historia_centro_de_memoria_geracao_68
    encontro_historia_centro_de_memoria_geracao_68
    encontro_historia_centro_de_memoria_geracao_68
    encontro_historia_centro_de_memoria_geracao_68
    encontro_historia_centro_de_memoria_geracao_68