Arte japonesa na Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná 29/04/2024 - 10:58

Arte Japonesa na Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná

No dia 18 de abril de 2024 a Escolinha de Arte recebeu a visita do Vereador Nori Seto e da jornalista e chefe de gabinete do Vereador, Maria Helena Uyeda. Representantes da Cultura japonesa em Curitiba, conheceram a história e o espaço da Escolinha de Arte, puderam conferir um pouco da produção artística dos estudantes e o funcionamento principalmente dos modulados que representam a Arte japonesa no CEP.

Para as professoras Kátia e Andréa é uma grande honra incentivar e divulgar a Arte do Origami e do Desenho Mangá e contribuir para a Cultura Japonesa em nosso Estado, ainda mais em uma escola pública e com acesso gratuito a todos que se interessam.

 

Modulado de Origami
Professora Kátia Leilane Grisbach

Em 2008, para representar a Arte Japonesa no Colégio Estadual do Paraná diante das festividades do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, foi criado na Escolinha de Arte o Modulado de Origami. Atendendo nos turnos manhã e tarde para os estudantes matriculados no colégio e a Comunidade em geral, o curso tem por objetivo apresentar as formas básicas, os origamis mais tradicionais e os principais Origamistas, além dos estudos de teoria e prática em sala, para que cada estudante possa compreender, ler e reproduzir o passo-a-passo de peças de seu interesse, bem como principalmente criar suas próprias peças e variações. O incentivo ao gosto pessoal, criação e busca de diferentes papéis e outros materiais que se permite ser dobrado, como tecido, são constantes.

Diferente da maioria das aulas de Origami que são ofertadas num formato de curta duração, como breves oficinas, na Escolinha de Arte o curso tem duração anual, possibilitando um maior envolvimento com a Arte do Origami, conhecimento dos principais Origamistas e linhas de pesquisa, e aprofundamento de acordo com o desenvolvimento e gosto de cada estudante.

Kátia Grisbach é formada em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná. Artista Plástica, professora e Origamista, atua na Escolinha de Arte do CEP desde 2007, instituição onde cursou o Ensino Médio. Apaixonada por Origami desde o início de sua alfabetização e as primeiras leituras encontradas nas prateleiras da Biblioteca Pública do Paraná, além de professora e idealizadora do Modulado de Origami, é criadora de Origamis como por exemplo a Mandala modular “Luz dos Pinhais”. Também atua com foco na produção artística de Origamis que remetem à botânica. 

 

Modulado de Desenho Mangá
Professora Andréa Cedor Schultz

O Modulado de desenho Mangá foi criado no ano de 2012, a partir de pesquisas de interesse e demanda significativa de alunos, como um dos modulados da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná.

A prática do desenho artístico, com influência do desenho mangá moderno na percepção e produção artística de crianças e adolescentes, está aberto tanto para estudantes do colégio, quanto para a comunidade em geral em vagas remanescentes. Através de uma abordagem didática inclui o estudo da figura humana no estilo mangá, os alunos são orientados às técnicas de criação, produção e finalização dos desenhos, começando com exercícios básicos em grafite e avanços para técnicas mais complexas como o uso de nanquim com bico de pena e aquarela.

O modulado não apenas ensina aspectos técnicos orientais, mas também suas aplicações educativas nas artes visuais, com ênfase nos estilos Shonen e Shoujo, que são adaptados de acordo com a idade e experiência dos alunos. Durante os 12 anos de cursos, em média, já foram orientados 600 alunos, que contribuem significativamente para a popularização do mangá e sua integração na cultura artística através da educação.

Andréa Cedor Schultz é formada em licenciatura em desenho pela Belas Artes do Paraná (hoje Unespar), com Especialização em Fundamentos do Ensino da Arte pela FAP (hoje Unespar) e pela UNOPAR. Artista Plástica, Desenhista e Professora de Arte há 32 anos na rede de ensino do Paraná.

Desde os primeiros anos de idade se dedica as artes, principalmente ao desenho, na escola e estágio ganhou diferentes premiações como concursos de desenho. Escreveu o artigo “A prática do Desenho Mangá como estratégia didática no ensino da Arte”, pertence ao Dicionário de artes Plásticas no Paraná/ Adalice Araújo. Participou do álbum Zequinha 2021 com um desenho figurinha “O Cossaco” em homenagem ao desenhista Nilson Müller. Também atua como desenhista e artesã de produtos ucranianos em feiras da comunidade eslava.

GALERIA DE IMAGENS