Ano letivo começa com acolhimento dos estudantes em novos espaços 14/02/2019 - 13:20
Os alunos do Colégio Estadual do Paraná (CEP) começaram o ano letivo, nesta quinta-feira (14), divididos em cinco escolas de Curitiba. O remanejamento das turmas acontece no momento em que o prédio histórico do Colégio, no Alto da Glória, passa por obras de restauro e de melhorias da infraestrutura. O primeiro dia de aula foi de recepção e acolhimento das turmas nos espaços das unidades. Os alunos também participaram de atividades culturais.
Parte dos 4.500 alunos matriculados na instituição centenária foram acomodados nas instalações do próprio prédio em restauro. Também foram ocupados espaços no Colégio Estadual Amâncio Moro, no Jardim Social; no Colégio Estadual Conselheiro Zacarias, no Alto da Glória; no Colégio Estadual Tiradentes e no Instituto de Educação do Paraná, ambos na área central da capital.
No primeiro dia de aula, os professores apresentaram os programas das disciplinas e, junto com os agentes do CEP, promoveram a ambientação dos alunos nos novos espaços para as atividades. A comunidade estudantil foi orientada e preparada para realizar o acolhimento e a familiarização dos estudantes nas unidades onde as aulas serão ministradas ao longo deste ano.
“Criamos uma força-tarefa para criar os ambientes que favoreçam o aprendizado e atendam as necessidades dos alunos e professores nestes novos espaços de trabalho”, disse a diretora-geral do CEP, Tânia Maria Acco. Segundo ela, a identidade institucional do Colégio Estadual do Paraná será preservada em todas as escolas, utilizando os recursos próprios do CEP. “Com planejamento e organização, vamos garantir o desenvolvimento das atividades educacionais em todas as unidades, e ainda abraçar nossos estudantes para que se sintam parte da família do Colégio Estadual do Paraná, independente do local onde frequentam suas aulas”, afirmou.
Boas-vindas - O Grêmio Estudantil do Colégio Estadual do Paraná (GECEP) preparou faixas de boas-vindas aos estudantes do CEP em todas as escolas. Também foram preparadas diversas atrações culturais para recepcionar os alunos e alunas no primeiro dia de aula.
No prédio central, o Grupo Dancep fez uma performance aos estudantes, que também assistiram ao show da cantora Mila Girassol, aluna do curso Técnico em Teatro. No Colégio Tiradentes, o grêmio estudantil levou o show de rap do grupo “Error 404”. “Nos próximos dias vamos continuar levando outras atrações e atividades que reforçam a integração entre os estudantes do CEP em todas as unidades”, garantiu o presidente do GECEP, Thiago Leszczynki.
Logística – Cerca de 2.000 estudantes continuam com as atividades no prédio histórico, onde serão mantidas turmas que fazem uso permanente dos laboratórios. Para isso, novas salas foram adaptadas em locais que ainda não começaram as obras. A distribuição de turmas, no prédio histórico, foi ofertada de forma preferencial às turmas que vão concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio ainda neste ano.
O ano letivo inicia com cerca de 640 estudantes no CEP/Amâncio; 800 no CEP/Tiradentes; quase 200 CEP/Zacarias; e aproximadamente 700 estudantes de cursos Profissionais no CEP/Instituto. O secretário-geral do CEP, Gilberto Pereira Rodrigues, explica que o número de matrículas pode ainda aumentar. “Estamos realizando novas chamadas para preenchimento das vagas, sempre e procurando garantir que todos se sintam confortáveis nos novos ambientes”, concluiu.