Ação quer reduzir o uso de copos plásticos dentro do CEP 30/07/2019 - 14:30
Para maior proteção do Meio Ambiente, os estudantes do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual do Paraná (Gecep) iniciaram, nesta terça-feira (30), uma ação para conscientizar todos os alunos e alunas em relação ao uso de copos plásticos descartáveis nos intervalos de aulas. O objetivo é zerar a utilização desse material, que poderá ser substituído por canecas e copos reutilizáveis, de uso pessoal e de fácil higienização no ambiente escolar.
“A ideia é que o estudante traga o seu copo ou caneca de casa, mantendo o mesmo dentro da mochila, na bolsa ou no armário particular disponibilizado aos alunos e alunas na escola”, disse o estudante Eric Gabriel de Paula Alves, do 3°B manhã, que também é diretor de Meio Ambiente do Gecep. A ação também faz parte do Projeto CEP Sustentável, que por sua vez possui um grupo de alunos e alunas denominados “Cuidadores do CEP”, que busca desenvolver e fiscalizar ações voltadas à proteção do Meio Ambiente na escola, entre outras ações sustentáveis.
Eric conta que, em uma rápida pesquisa feita dentro do CEP, verificou-se que são utilizados mensalmente cerca de 34 mil copos plásticos descartáveis nos intervalos dos períodos da manhã, tarde e noite. “Os números podem ser ainda maiores, uma vez que essa estimativa leva em consideração apenas copos de 180 ml, sem contabilizar o consumo de mini copos plásticos para tomar café”, disse.
O QUE FAZER? Para conscientizar os estudantes, os representantes do Gecep estão visitando as salas de aulas para repassar informações de como agir e aderir à ação em favor do Meio Ambiente. A sugestão é para que todos utilizem copos fabricados em inox, vidro, porcelana ou, em último caso, em plástico durável de menor impacto na natureza.
De acordo com o BeeGreen – dados de sustentabilidade urbana 2018 – o Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano. Segundo a organização, o potencial de reciclagem desse produto ainda não é satisfatório, sendo a maior parte descartada de forma incorreta, o que contribui para aumentar a poluição do planeta e colocar em risco a vida dos animais.
***