RIO+20 e o Colégio Estadual do Paraná 17/05/2012 - 14:30
COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ DEBATE O FUTURO AMBIENTAL DO ESTADO
Diálogo educacional sobre a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, foi tema do evento "Rio+20 e o Futuro Ambiental do Paraná" promovido pelo CEP (Colégio Estadual do Paraná), em Curitiba, na manhã do dia 16 de maio de 2012. O evento contou com a participação do presidente da comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e do vice-presidente da comissão, deputado Rasca Rodrigues (PV). Entre os deputados estiveram como debatedores os jornalistas João Rodrigo Maroni (Gazeta do Povo), Adriana do Cunto (Folha de Londrina) e Marcos Scotti (Revista Bem Público) e aproximadamente 850 alunos do ensino médio e professores.
O deputado Cheida falou sobre os avanços, retrocessos e perspectivas para a Rio+20. Segundo ele, é preciso cooperação entre os países para que tratados importantes possam ser destravados e funcionem na prática. "Vinte anos depois da Eco92, a Rio+20 acontece sobre o mesmo desafio: como conciliar desenvolvimento e preservação ambiental? Antes de tudo, é preciso exigir compromisso. De nada adianta criarmos documentos como o Protocolo de Kyoto, por exemplo, se países poluidores como os Estados Unidos não se submetem às diretrizes. Está na hora de um acordo global".
"É muito importante este intercâmbio entre os jovens e outros componentes da sociedade, pois são eles que irão conscientizar as próximas gerações", ressaltou o deputado Rasca. Os jornalistas levantaram questões sobre código florestal, punição para quem degrada; empresas do setor naval e de exploração marítima, que estão envolvidas nos empreendimentos voltados ao pré-sal; erradicação da miséria, preservação da biodiversidade da Mata Atlântica do Paraná, entre outros. Os estudantes do CEP questionaram sobre as políticas setoriais, como a ZEEC (Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro do Paraná).
Um grupo de alunos foi capacitado pelos professores de sociologia, geografia e biologia, para relatoria no sentido de apresentar as revindicações necessárias para o futuro ambiental do Estado. esse documento será levado de forma oficial para Secretaria do Meio Ambiente junto a Coordenação das Ações da Agenda 21 no Paraná e para Comissão do Meio Ambiente da ALEP.
"A escola deve dialogar com a sociedade, propor transformações e trazer para dentro de si os melhores debates", destaca a diretora geral do Colégio Estadual do Paraná - Laureci Schmitz Rauth