O que é “Conselho de Classe”? 20/07/2010 - 09:12

O Conselho de Classe é uma espécie de “reunião” na qual Coordenação, Pedagogos e os Professores discutem acerca da aprendizagem, desempenho e avaliações dos alunos. Durante o 1° Conselho de Classe do CELEM/CEP foram observadas questões como o perfil de cada turma e ainda quais os pontos de dificuldade de cada aluno (e do professor).

Qual sua definição?
Definir o Conselho de Classe é meramente ilustrativo, pois sua dimensão pedagógica é mais que uma reunião avaliativa acerca das discussões do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Quais são os objetivos?
O Conselho de Classe é também uma oportunidade de reunir os professores com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem e sobre o processo de ensino. Seu objetivo é favorecer uma “avaliação” mais completa do aluno e da própria prática docente. Este espaço proporciona uma oportunidade de reflexão o que se está ensinando e ainda possibilita a tomada de decisão para uma reorganização do “Plano de Trabalho Docente”.

Quais são os requisitos?
O Conselho de Classe, enquanto instrumento de avaliação, requer que os alunos estejam sendo constantemente observados principalmente pelos seus professores. Para isso, a avaliação deve ser cotidiana, pois todo o dia, toda a semana, até o final do semestre e do ano letivo, cada aluno deve estar sendo percebido pelos professores. Ao observar, diagnosticar e registrar, os professores estão coletando informações preciosas para a sua reflexão e posterior discussão durante o Conselho de Classe.

Organização do “Conselho de Classe”:
Quem participa?
Diretores, Coordenadores, Pedagogos, Professores e em determinados casos alunos (ou seus representantes) e pais.

Qual o objetivo?
Compartilhar informações sobre as turmas e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões para a melhoria do processo ensino e aprendizagem.

Quais as vantagens?
• Viabiliza avaliações mais completas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos;
• Permite a avaliação da eficácia da metodologia utilizada;
• Possibilita a análise do Plano de Trabalho Docente;
• Favorece a integração entre professores.

O que esperar?
Chegar a um consenso da equipe em relação às avaliações de desenvolvimento dos alunos e às intervenções necessárias para melhorar o processo ensino e aprendizagem das turmas e dos alunos, individualmente.

Qual o resultado?
• Promover uma visão mais correta, adequada e abrangente do papel da avaliação no processo ensino e aprendizagem de LEM;
• Valorizar a observação do progresso individual dos alunos aula a aula, bem como seu comportamento cognitivo, afetivo e social durante as aulas;
• Reconhecer o valor da história de vida dos alunos, tanto no que se refere a seu passado distante quanto próximo (período a ser avaliado);
• Incentivar a auto-análise e auto-avaliação dos profissionais de ensino;
• Prever mudanças tanto na prática (Plano de Trabalho Docente) como também na “Proposta Pedagógica Curricular”, sempre que necessário;
• Traçar metas para que as mudanças sugeridas sejam efetivamente realizadas.

Prof. Gilson – Coordenador do CELEM/CELI - CEP






Referências:
GENTILE, P.; ANDRADE, C. Avaliação nota 10. Nova Escola On-line

MARCO, R. M. S.; MAURÍCIO, W. P. D. O Conselho de Classe: momento de reflexão para as estratégias pedagógicas e a aprendizagem do estudante. Revista de Divulgação Técnico-científica do ICPG. vol.3, n.10, jan.-jun./2007, p. 83-87.

BARBOSA, M. L. P. O Conselho de Classe: prática escolar e produção de identidades. 10.05.2005.