"O pagador de promessas" em cartaz no CEP 06/12/2011 - 15:20


Está em cartaz nas escadarias da ala ímpar do Colégio Estadual do Paraná, com entrada franca a toda a comunidade, a Prova Pública dos alunos do 2º ano do curso de Arte Dramática do Colégio Estadual do Paraná. A encenação acontece sempre às 20 horas.
Segundo palavras do próprio autor, "O Pagador de Promessas é uma história toda construída sobre elementos folclóricos ou sociológicos que exprimem uma realidade. O sincretismo religioso que dá motivo ao drama é fato comum nas regiões brasileiras que, no tempo da escravidão, receberam influências de cultos africanos. [...] Buscavam uma correspondência entre os santos católicos e os deuses nagôs para poderem praticar seus cultos livremente. Por isso várias festas católicas estão impregnadas de fetichismo, com danças, jogos e cantos de origem africana. Entre elas a de Santa Bárbara (Iansã na mitologia negra), que serve de cenário ao drama".
Para Dias Gomes, "O pagador de promessas nasceu, principalmente, dessa consciência que tenho de ser explorado e impotente para fazer uso da liberdade que, em princípio, me é concedida. Da luta que travo com a sociedade, quando desejo fazer valer o meu direito de escolha, para seguir o meu próprio caminho e não aquele que ela me impõe. Do conflito interior em que me debato permanentemente, sabendo que o preço da minha sobrevivência é a prostituição total ou parcial. Zé-do-Burro faz aquilo que eu desejaria fazer morre para não conceder. Não se prostitui. E sua morte não é inútil, não é um gesto de afirmação individualista, porque dá consciência ao povo, que carrega o seu cadáver como bandeira".

Pagador



































Pagador
























Pagador