No Dia da Matemática, relembre a história de Malba Tahan 06/05/2016 - 00:00
Ilustração Multimeios/Seed
Em referência a esse dia especial, a Coordenação de Matemática do Colégio Estadual do Paraná elaborou um texto que resume a biografia de Malba Tahan. Acompanhe:
“JULIO CÉSAR DE MELLO E SOUZA (Pseudônimo: Malba Tahan), viveu 79 anos (de 1895 a 1974). Professor, começou a lecionar aos 18 anos no Colégio D. Pedro II no Rio de Jneiro onde viveu a maior parte de sua vida.
Pela dificuldade, na época, de lançar livros, Julio resolveu criar uma figura exótica e estrangeira, o Malba Tahan, para lançar-se como escritor. O sucesso dessa ideia foi imediato e ele acabou escrevendo dezenas de livros para seu Malba Tahan: A Sombra do Arco-Iris (seu livro preferido), Lendas do Deserto, Céu de Allah, dentre outros... e o famoso Homem que Calculava (que além de ter sido traduzido para várias línguas, vendeu mais de 2 milhões de exemplares só no Brasil e tem mais de 60 edições).Isso se deve à criatividade entretenedora dos livros de Mello e Souza que também encontrou tempo para escrever vários livros de Matemática e Didática da Matemática.
No livro o Homem que Calculava, elementos do cotidiano são utilizados para fazer as contas. Desafios matemáticos são propostos para o protagonista, que busca resolvê-los com lógica e sem fórmulas decoradas, aguçando a criatividade e incentivando a descoberta.
O Professor pregava a modernização do ensino, não acreditava no modo como a Matemática era ensinada. Em suas aulas aposta no lúdico para transmitir o conhecimento, fugindo do tradicionalismo. Defendia a instalação de laboratórios de Matemática em todas as escolas.
Em homenagem ao escritor, que morreu em decorrência de um ataque cardíaco, em Recife, é comemorado no Brasil o dia da Matemática no dia 6 de maio, data do seu nascimento, desde 26 de junho de 2013.”
CONFIRA TAMBÉM:
- Informações sobre a disciplina de Matemática no CEP
- O site mantido por familiares e admiradores de Malba Tahan
- Materiais didáticos de Matemática, no Portal Dia a Dia Educação