Na semana do Dia Internacional da Síndrome de Down, CEP reforça importância do acolhimento e inclusão 18/03/2025 - 08:00

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Vinte e um de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No Paraná, a celebração da data é reforçada pela lei estadual 20.599/2021, que institui “o Dia Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Down e a Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down a serem realizados anualmente em 21 de março e na semana que compreender a data ora mencionada, respectivamente”.

No Colégio Estadual do Paraná, o Projeto Político Pedagógico (PPP) dispõe de uma seção (2.6) em que se expressa a educação inclusiva como uma premissa da instituição: “(…) é indispensável confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las”, diz o texto, que pode ser conferido clicando aqui (a seção 2.6 começa na página 119).

Assim, nesta semana em que se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down, o CEP reforça a importância do acolhimento e inclusão.

Equipe pedagógica e corpo docente devem trabalhar, de forma transversal, as referências à data, e na promoção de informação e conhecimento sobre o que é a síndrome de Down.

“É um momento para celebrar a diversidade e promover uma sociedade mais inclusiva e equitativa”, ressalta a pedagoga Elisane Fank.

No CEP, temos a estudante Flávia Niehues Machado.

Além de aluna aplicada, engajada e participativa, Flávia é artista, dedicando-se à dança, e atua também como modelo fotográfico. Ela está na terceira série do ensino médio (3ª H). Em seu perfil no Instagram (@flavianiehuesmac) compartilha um pouco de sua rotina e trabalhos.

TEMA DESTE ANO

De acordo com a Federação das Associações Paranaenses de Síndrome de Down, o tema da campanha proposto pela entidade para este ano é o seguinte: “Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão. Seja rede de apoio”.

Para as pessoas com Síndrome de Down, “o suporte é um direito humano fundamental que ajuda a tornar outros direitos possíveis”, sublinha a instituição. “As famílias também precisam de suporte”, acrescenta.

O QUE É A SÍNDROME DE DOWN

Reproduzimos texto do site da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down:

“A síndrome de Down é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita como tal há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então tem-se avançado em seu conhecimento, ainda que existam mecanismos íntimos a descobrir. Em 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram de maneira independente a origem cromossômica da síndrome. Foi quando ela passou a ser considerada uma síndrome genética.

(...)

A síndrome de Down é gerada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo (trissomia). Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

É importante esclarecer que o comportamento dos pais não causa a síndrome de Down. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la. Não é culpa de ninguém. Além disso, a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

As pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças. Se você é pai ou mãe de uma pessoa com síndrome de Down, o mais importante é descobrir que seu filho pode alcançar um bom desenvolvimento de suas capacidades pessoais e avançará com crescentes níveis de realização e autonomia. Ele é capaz de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar. Poderá ler e escrever, deverá ir à escola como qualquer outra criança e levar uma vida autônoma. Em resumo, ele poderá ocupar um lugar próprio e digno na sociedade.

Cromossomo são as estruturas biológicas que contêm a informação genética. Na espécie humana essa formação está distribuída em 23 pares, totalizando 46.

Trissomia é a existência de um cromossomo extra.”

Para saber mais, acesse <https://federacaodown.org.br/>. 

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