Gustavo Yuji é o representante do CEP para o Parlamento Juvenil do Mercosul. Eleições serão de 26 a 28 de fevereiro; veja como votar 19/02/2025 - 10:00

--

O estudante Gustavo Yuji Takazaki Iank, do Colégio Estadual do Paraná, é um dos candidatos do Paraná ao Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), para a etapa internacional do programa em 2025, que ocorrerá em agosto, em Foz do Iguaçu.

A eleição é aberta a jovens de 14 a 29 anos, e será realizada entre os dias 26 e 28 de fevereiro, segundo novo cronograma divulgado pelo Ministério da Educação nesta terça, dia 18 (ver aqui).

A votação é pela internet, e o Ministério da Educação informa que o link será publicado na página do PJM: https://www.gov.br/mec/pt-br/pjm

Lá estão postadas as propostas e vídeos dos/as candidatas. 

A proposta defendida pelo representante do CEP é um projeto denominado “Segunda-feira sem carne nas escolas”.

 

Gustavo descreve assim: “O projeto “Segunda-feira sem carne nas escolas” se dá pelo esforço de conscientizar e educar os estudantes sobre os impactos negativos do aquecimento global, torná-los protagonistas e agentes da mudança, ao mesmo tempo que se torna um projeto aliado para a diminuição dos impactos humanos prejudiciais ao meio ambiente. O objetivo é, a partir da parceria com as escolas, organizarmos um dia semanal para que as refeições produzidas para os alunos fossem apenas com alimentos sem carne, com as devidas substituições nutricionais necessárias. O plano de trabalho também envolve exposições e aulas sobre o assunto, para conscientizar os estudantes e incentivá-los à maior participação na causa, além de os introduzir a um maior repertório de alimentação”.

SOBRE O PROGRAMA

O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

Os jovens aprendem sobre o funcionamento do bloco, suas instâncias e sobre como dialogar e buscar consenso para a proposição de soluções para problemas comuns. Além de ampliar seus conhecimentos, os estudantes vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade de expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para a formulação de propostas que reflitam suas necessidades.

A etapa internacional 2025 do PJM ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e contará com a participação de estudantes representantes das províncias, departamentos ou estados dos países membros do Mercosul. O tema deste ano é “A integração regional e as mudanças climáticas”.

*Com texto do Ministério da Educação

--