Estudantes do Técnico em Edificação visitam a usina de Itaipu Binacional 20/11/2019 - 12:20

Os estudantes do 3° e 4° anos do Curso Técnico em Edificação do Médio Integrado no Colégio Estadual do Paraná (CEP) estiveram, em 11 de novembro, na usina de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, na Região Oeste do Paraná. Os estudantes foram acompanhados por professores, pedagogos e diretores auxiliares na visita técnica organizada nos espaços internos e externos da grande estrutura criada para a produção de energia elétrica para o Brasil e Paraguai.

Os estudantes conheceram parte das etapas que envolveram as técnicas construtivas da barragem, com 7.919 metros de extensão e altura máxima de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares. “Um momento importante para os estudantes estarem em contato direto com a grande barragem, que exigiu alta tecnologia para sua construção”, explicou o professor Julio César Zaupo, responsável pela ação junto com o professor Fábio Malikoski.

A estudante Emillyn Fernanda, do 4°TE, contou que ficou impressionada com o tamanho da estrutura de concreto criada para represar as águas do Rio Paraná. “Eles explicaram que o volume das Cataratas, por exemplo, cabem por completo em apenas duas das mais de dez tubulações construídas para passagem de água”, disse a estudante. “Para mim, foi uma experiência surreal essa visita”, acrescentou.

Guiados por engenheiros e técnicos da usina, os estudantes foram divididos em dois grupos durante a visitação. Eles receberam orientações sobre o histórico da construção de Itaipu, iniciada em 1975 e inaugurada em 1984. Também viram de perto os maquinários e o funcionamento de algumas turbinas.

Os estudantes foram informados de que a barragem consumiu 12,3 milhões de metros cúbicos de concreto, além de ferro e o aço que permitiriam construir 380 Torres Eiffel. São números que transformaram Itaipu em uma referência nos estudos de concreto e na segurança de barragens.

Em 2018, a usina de Itaipu produziu 96,5 milhões de Megawatts-hora (MWh). No acumulado, a soma de toda energia produzida por Itaipu é imbatível: são mais de 2,63 bilhões de MWh. Essa energia seria suficiente para atender por 42 dias a toda a demanda do planeta com eletricidade limpa, renovável e de menor custo que a maioria das fontes disponíveis (fonte: https://www.itaipu.gov.br/).

“Conhecer Itaipu para eles, foi fechar o curso com chave de ouro”, disse a professora Rossana Matte Pimentel, pedagoga responsável pelo Curso Técnico em Edificação Integrado, que acompanhou os estudantes na viagem. Ainda em Foz de Iguaçu, o grupo do CEP foi conhecer o Parque das Aves, com 16 hectares de mata nativa e 1.500 animais entre aves, répteis e mamíferos, de 140 espécies diferentes.

SANEPAR – Também neste semestre, os estudantes dos 4° anos do Técnico em Edificação Integrado com o Ensino Médio visitaram uma das estações de tratamento de água da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Acompanhados pela professora Maria Renata Lopes, da disciplina de Controle e Proteção Ambiental, eles estiveram na estação de Miringuava, localizada no município metropolitano de São José dos Pinhais.

Lá, os estudantes foram recebidos por técnicos da estação, que repassaram informações e orientações sobre o processo que envolve as etapas que vai desde a captação da água nos reservatórios, até chegar nas torneiras para os usuários, passando pelo tratamento. “Reforçamos o aprendizado de que, para o tratamento, a água passa pelas etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração, correção de pH, cloração e fluoretação”, explicou a aluna Daiane Alves.

Durante a visita, os estudantes também foram sensibilizados em palestras sobre Educação Ambiental. “Vimos, por exemplo, a importância da preservação e conservação da Mata Ciliar para evitar erosões e proteger os nossos recursos hídricos”, disse a aluna Stefany Lahellen. Ao final do passeio, eles puderam confirmar de que a água fornecida pela Sanepar é totalmente limpa e segura para o consumo.

***

GALERIA DE IMAGENS