Encontro com Eternos Alunos do CEP mescla saudade com novas experiências 01/09/2025 - 08:00
--
O grupo Eternos Alunos do Colégio Estadual do Paraná realizou no último dia 22 um encontro na instituição, promovido pelo Centro de Memória e pela Associação de Ciência, Tecnologia e Inovação do CEP (Acticep).
Além de ativar lembranças e saudade, o evento proporcionou aos participantes experimentar novas experiências. Foi uma tarde marcada por conhecimento e muita alegria.
Em conjunto com estudantes atuais, os e as estudantes do passado conheceram, por exemplo, projetos desenvolvidos pela Robótica, sob coordenação do professor Tony Grouch.
Mais do que observar, os eternos alunos e alunas participaram de uma oficina e tiveram contato com o aparato técnico e tecnológico da Robótica do CEP.
A Eterna Aluna Viviane Regina Pie ficou encantada com o conhecimento e habilidade da equipe de Robótica. “Quando estudávamos na década de 70, nós nem falávamos em sala de aula. Como agora é gratificante ver estes meninos dando uma aula show para todos nós!”, afirmou.
Outro Eterno Aluno, o hoje advogado Marcelo Souza Lopes ficou muito emocionado de retornar ao colégio que marcou sua adolescência. Ele contou que foi no CEP que se decidiu pela área do Direito. Também no CEP iniciou a prática da corrida, esporte que até hoje faz parte da sua rotina, pelo qual mantém a saúde. Agradeceu a oportunidade de vivenciar “uma aula com os atuais estudantes”.
O Eterno Aluno Osmar Silveira e a Eterna Aluna Nelise Valenga, hoje membros da Acticep, destacaram a importância do evento e a alegria que sempre têm em retornar ao CEP. Em especial, por auxiliarem o Centro de Memória na sua recuperação e retomada.
Como agora o Centro de Memória faz parte da Acticep, o encontro de 22 de agosto marcou também a conclusão de arrecadação de uma rifa iniciada em 2023, de um quadro doado por Lucélia Aurichio, sobrinha da professora Leonilda Aurichio. O ganhador do quadro, Ernani Langer, solicitou que a obra permaneça no CEP, pela sua importância histórica e artística.
O Centro de Memória tem em seu acervo um quadro da professora Leonilda Aurichio, além da camisa com o rosto desenhado pela citada professora em 1967 (que também foi doado para o acervo pelo Eterno Aluno Douglas Destefani).
(Matéria produzida com base texto-relato da professora Cleusa Maria Fuckner, coordenadora do Centro de Memória)
--