É Treinando Que Se Chega Lá 10/11/2021 - 17:38
É treinando que se chega lá
Treinar, treinar, para que na hora decisiva a prática saia o mais perfeita possível. Esta poderia ser a receita de qualquer atleta ou artista, mas é a estratégia de muitos estudantes preocupados com o momento decisivo de suas vidas: o famigerado dia do Vestibular. Um dia que para muitos é marcado pela ansiedade, pelo esquecimento, pela aflição diante de detalhes muitas vezes desconhecidos: o horário de início e término das provas, a abertura e fechamento dos portões, o tempo de resolução das questões e de preenchimento do cartão-resposta, os itens pessoais permitidos; além de questões pedagógicas como o tipo da prova, o modelo proposto de redação, dentre outras particularidades.
Com o intuito de amenizá-las, senão saná-las, muitos discentes optam por ser treineiros, termo usado pra caracterizar aqueles que estão participando do processo seletivo, mas não podem ainda ser aprovados, porque não concluíram o Ensino Médio, como é o caso dos alunos e alunas matriculados no 1º e no 2º ano.
Mesmo sem ser efetivamente aprovado, ser treineiro é um meio de se ambientar com todas as questões expostas, além de outras muitas vezes de ordem emocional. A aluna Lisiê Mastey, treineira há alguns anos, também vê o treinamento de forma positiva: "Meu objetivo na realização da prova como treineira era entender melhor o certame em si, diminuir a ansiedade e apreender os conteúdos, por exemplo, como realizei a leitura das obras em 2020, nesse ano não precisarei ler novamente, apenas revisar."
Muitas vezes, inclusive, o candidato pode se surpreender, como afirma a estudante:
" Em 2019, quando estava no 1º ano do Ensino Médio, realizei o PSS da UEPG para ver como seria a prova, mas o resultado não foi muito bacana. Me inscrevi novamente como treineira para o vestibular da UFPR de 2020, acabei passando em Direito na ampla concorrência, o que eu nem esperava."
Por isso, ela entende que a experiência de ser treineira pode vir a ser bastante benéfica, principalmente na memorização e absorção dos conteúdos:
"Eu recomendo o vestibular de treineiro porque ele acalma, mostrando onde estão os pontos positivos e negativos, dando tempo para aprimorar-se nas matérias
pouco assimiladas".
Assim como Lisiê, há vários estudantes treineiros no CEP, os quais desde já sonham com a aprovação, que certamente virá.
Vale lembrar que os Processos Seletivos Vestibulares não são iguais, portanto a admissão ou não dessa modalidade dependerá de cada Instituição, cujo edital deverá conter tal informação.
Aliás, a tão esperada nota também tem data diversa para sair, em média 60 dias após a divulgação do resultado final daqueles para os quais o treino já acabou.
Que venham as aprovações!
Vista aérea da UFPR por www.chaparralpictures.com