Diversidade de gênero no ambiente escolar é tema de palestra no CEP 14/06/2016 - 15:20

Professores, pedagogos e colaboradores do Colégio Estadual do Paraná participarão, no próximo sábado (18), da palestra sobre: Superação do Preconceito e Discriminação – Discutindo os “Silêncios da Escola”, ministrada pelo professor e ativista pelos direitos humanos e LGBT, Toni Reis. A ação permitirá que as equipes técnicas e pedagógicas obtenham mais conhecimento sobre os assuntos relacionados ao tema. Além disso, possibilitará às equipes uma melhor intervenção em situações que eventualmente envolvam formas de preconceito e discriminação dentro da escola.

gbandeira


Segundo Toni, a “pesquisa nacional Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar (Fipe, MEC, Inep, 2009), revela que as atitudes discriminatórias mais elevadas se relacionam a gênero (38,2%) e orientação sexual (26,1%)”. E avalia: “esses dados revelam violências e discriminação relacionadas ao gênero. Eis a importância de educar para o respeito à igualdade de gênero, visando modificar para melhor esses quadros na sociedade como um todo e também nos estabelecimentos educacionais”.

Para o ativista, é dever e obrigação da equipe pedagógica a imediata intervenção, para, assim, garantir direitos às vítimas de preconceito e discriminação. “Precisamos estar prontos para intervir rapidamente e evitar o bullying e outras formas de violência, restabelecendo o respeito e paz dentro do ambiente escolar”, afirma Reis.

A representante do Grêmio estudantil do CEP, Rauane Daniele Dorce, acredita que a melhor formação de funcionários, professores e pedagogos contribuirá para fortalecer as relações na escola. “A informação é a principal arma contra o preconceito”, diz a estudante.

“É na verdade uma formação necessária para o enfrentamento do preconceito e formas de discriminação, preparando nossos profissionais para oferecer o melhor atendimento aos nossos estudantes", completa a diretora do CEP, Tânia Maria Acco. A ação é acompanhada por membros da Divisão Educacional do Colégio Estadual do Paraná, com apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED).

***