Dias dos Povos Indígenas e da Mãe Terra, e o desafio de um CEP sustentável 22/04/2025 - 20:04
--
O Brasil celebrou no último sábado, 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas. E, nesta terça, 22 de abril, em todo o planeta se celebra o Dia Internacional da Mãe Terra (ou Dia da Mãe Terra ou, ainda, Dia da Terra).
As duas datas guardam relação direta entre si – afinal, há diversos estudos que mostram como os povos originários, indígenas e tradicionais têm sido importantes para a preservação e conservação da natureza, portanto, para a sobrevivência do planeta (ver, por exemplo, aqui e aqui).
No Colégio Estadual do Paraná também se trabalha para que nossa comunidade contribua, de alguma maneira, em prol do equilíbrio do meio ambiente.
Um dos pilares desse esforço está no CEP Sustentável, programa que busca transformar este estabelecimento em um espaço educativo e, como o nome da iniciativa diz, sustentável.
O CEP Sustentável nasceu em 2012. Passou por ampliação em 2024, e recente revisão (abril de 2025).
Conforme descreve a mais recente versão de seu projeto, o CEP Sustentável tem o seguinte objetivo geral: “Transformar o Colégio Estadual do Paraná em um espaço educativo totalmente sustentável em seu sentido mais amplo: pedagógico, cultural, histórico, acessibilidade, alimentação orgânica, energética, saneamento, resíduos sólidos/orgânicos, conservação do patrimônio material e imaterial, na perspectiva das metas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] (…)”.
Os ODS diretamente envolvidos, ainda segundo o projeto, são os de número 04 (Educação de Qualidade); 05 (Igualdade de Gênero); 07 (Energia Limpa e Acessível); 10 (Redução das Desigualdades); 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); 12 (Consumo e Produções Responsáveis); 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima);14 (Vida na água); 15 (Vida na Terra); 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes); e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
O CEP Sustentável é constituído por um conjunto de dez programas. Quatro estão em andamento – o Didático Pedagógico, o de Gerenciamento Sustentável de Resíduos Sólidos; o do Gerenciamento Energético Sustentável; e o de Captação de Recursos. Os outros seis a serem implementados são os programas de Redução de Desperdício; Uso Sustentável da Água; Proteção Patrimonial; Restauro das Instalações; Acessibilidade; e Alimentação Orgânica. O projeto aponta as necessidades para a implementação de cada um deles, visando à sua efetivação.
SOBRE O DIA DOS POVOS INDÍGENAS
O Dia dos Povos Indígenas foi instituído em 1943, pelo governo de Getúlio Vargas, por meio do decreto-lei 5.540/1943. O 19 de abril escolhido fazia referência à data em que ocorrera, três anos antes, o 1.º Congresso Indigenista Interamericano, realizado em Pátzcuaro, Michoacán, no México.
Historicamente, a data foi chamada de Dia do Índio, termo que já se entende hoje como inapropriado para denominar os povos originários. A palavra adequada é indígenas. Desde 2022, oficialmente o 19 de abril passou a se chamar Dia dos Povos Indígenas (ver mais aqui e aqui).
SOBRE O DIA DA TERRA
Por sua vez, o Dia Internacional da Mãe Terra foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009.
Clique aqui e acesse a resolução da ONU que estabeleceu o Dia da Terra.
--
(foto: Serra da Baitaca, Serra do Mar, Paraná. Foto de Denis Ferreira Netto/ Agência Estadual de Notícias)
--