CEP recebe autoridades para discutir a Violência contra a Mulher 13/03/2013 - 17:30

diadamulher


Na última quinta-feira (7), o Colégio Estadual do Paraná promoveu em duas sessões, o debate Gênero, Poder e Violência que discutiu as origens, causas e formas para acabar com a violência contra a mulher. O evento foi organizado pela Coordenação de Sociologia do Colégio.
De acordo com a professora de Sociologia do CEP, Eliana Maria dos Santos, a atividade teve como objetivo levar aos participantes conhecimentos sobre as diversas formas de violência contra a mulher, bem como as políticas públicas que combatem o problema.
"Buscamos com este evento conscientizar os participantes para adesão à campanha pelo fim da violência contra as mulheres, já que Curitiba é a terceira capital com maior número de homicídios de mulheres, explicou a profª Eliana."
A primeira sessão contou com a participação dos alunos, alunas e professoras do turno da manhã e teve exposição da profª Elizamara Goulart, representante da Secretaria de Gênero, Relações Étnico-raciais e dos Direitos LGBT da APP-Sindicato e da professora Eliana, que repassou os dados da violência contra as mulheres no Paraná e em Curitiba.
A psicóloga Michely Ribeiro da Silva, da Rede de Mulheres Negras, expôs a violência contra as mulheres negras, pela discriminação racial no trabalho, na participação nos espaços de decisão e ressaltou a necessidade das políticas afirmativas como, por exemplo, as cotas raciais nas universidades.
Já a segunda sessão, voltada para os profissionais, alunas e alunos do turno da noite, teve como palestrante a Secretária Municipal Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres, Roseli Isidoro. Ela apresentou as demandas e os projetos da Secretaria de Curitiba. A vereadora, Professora Josete, participou também do evento expondo os dados da Comissão Parlamentar Mista de Investigação (CPMI), sobre os casos de violência contra as mulheres, enfatizando a importância das políticas públicas na prevenção deste tipo de caso.

diadam