CEP integra concurso de redação da Controladoria Geral do Estado, sobre inteligência artificial 18/10/2024 - 15:00

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Estudantes da segunda e terceira série do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná já podem participar do Concurso de Redação da Controladoria Geral do Estado (CGE), que neste ano está na segunda edição. 

O tema proposto pela CGE é “A utilização da inteligência artificial como ferramenta para o exercício do controle social: avanços, desafios e cuidados necessários”.

No último dia 10, a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, apresentou o concurso a representantes das turmas. Houve também uma fala da estudante ganhadora da primeira edição,  Ângela Pienegonda Terres.

A controladora-geral explicou que foi feita parceria com a Fapi (Centro Universitário de Pinhais), que dará bolsas de estudo aos ganhadores do concurso. Caso o estudante não queira o prêmio, ele pode redirecionar a bolsa para um familiar próximo.

“A CGE cumpre seu papel de estimular a cidadania e o pensamento crítico. Por isso, direciona esta atividade aos jovens, que são os gestores e cidadãos de amanhã. Queremos que eles entendam que todos podem participar e influenciar a gestão pública e repliquem esse conhecimento em suas comunidades”, ressaltou Leticia.

A diretora do turno da manhã do CEP, Leisa Moreira Melhoretto Niehues, elogiou a oportunidade levada aos alunos. “A gente percebe que os estudantes se sentem motivados a essas participações. É muito importante para a escola essa parceria.”

O ponto alto do encontro foi o depoimento de Ângela Pienegonda Terres, ganhadora da primeira edição do concurso, que teve como tema “A corrupção, seus reflexos comportamentais e impacto na sociedade”.

“O concurso possibilitou a mudança na minha vida, por meio da educação, e que eu encontrasse minha vocação. Estou me formando no curso do Direito, aproveitei muito este presente que ganhei. Agora, busco mudar a vida das pessoas assim como a CGE mudou a minha”, relatou Ângela que está a dois meses de se formar na Fapi.

Para ela, ter sido instigada a tratar daquele assunto proposto pela CGE foi muito positivo. “Abriu minha visão, mostrando que existem outras possibilidades além do vestibular. Também pude conhecer a função da Controladoria, o que é controle social e como pode ser feito através da mudança social e da educação”, lembrou Ângela.

A pedagoga Maria Elenise Elias, chefe da Divisão Educacional do CEP, comentou que o papel da escola está muito além de ensinar conteúdos acadêmicos. “Trabalhamos a cidadania e a participação social. Percebo que os alunos se sentiram motivados por entender o que é controladoria e funções da inteligência artificial além do chatGPT, e também porque pode modificar a vida deles e dos familiares”, resumiu.

A escolha da atividade de redação, com regras similares ao Enem, vai contribuir para a preparação dos estudantes, segundo a professora Camila Marcelina Pascoal, da Coordenação de Língua Portuguesa do CEP. “Temos priorizado a escrita, na nossa escola. A produção textual contribui muito para formação do cidadão. Se você vai ao mercado ou fazer uma compra, percebe a forma que a pessoa atente e como ela fala.”

O coordenador de Transparência e Controle Social Matheus Gruber, e a coordenadora de Desenvolvimento Profissional Mirian Simões, ambos da CGE, também participaram da conversa com os representantes de turma.

O edital do concurso está disponível no site da CGE, clicando aqui. Os ganhadores serão conhecidos no 2º Congresso de Governança Pública da CGE-PR, programado para os dias 3 e 4 de dezembro.

[texto adaptado de matéria do Setor de Comunicação da CGE, com manutenção de trechos originais; acesse aqui o texto base]

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