CELI/CEP promove novos minicursos para os professores do Colégio Estadual do Paraná 27/05/2010 - 14:40

CELI/CEP promove novos minicursos para os professores do Colégio Estadual do Paraná

Nos dias 17/05/2010 e 19/05/2010 foram realizados dois Mini-cursos destinados aos professores de Língua Portuguesa (LP) e Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Os referidos Mini-cursos foram organizados pela Coordenação do Centro de Línguas do Colégio Estadual do Paraná (CELI/CEP) e pela Direção Geral do Colégio Estadual do Paraná (DG/CEP) com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Ministério da Educação (MEC), Governo Federal.

Segundo o Coordenador do CELI/CEP, professor Gilson Rodrigo Woginski, a realização destes dois Mini-cursos “está relacionada à necessidade de dar continuidade aos demais Mini-cursos já realizados no ano de 2009 e 1º semestre de 2010 promovendo a capacitação e atualização dos professores das disciplinas de LP e LEM e aos pedagogos responsáveis por estas disciplinas”.


LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA

LÍNGUA PORTUGUESA

Gêneros de Texto em sala de aula: o que já fazemos e como podemos fazer mais?

Gêneros Textuais no Ensino de Línguas: teorias e práticas”

DATA: 17/05/2010
HORÁRIO: 19h às 22h
LOCAL: Sala 314 (3º andar) do CEP

DATA: 19/05/2010
HORÁRIO: 19h às 22h
LOCAL: Sala 314 (3º andar) do CEP

DOCENTE:

Ms. Natalia Labella-Sánchez

(EPA-SMED: Porto Alegre/RS)

DOCENTE:

Dra. Eliane Gouvêa Lousada

(USP: São Paulo/SP)



minicursos1

minicursos2

A professora Mestre Natalia Labella-Sánchez desenvolveu o Mini-curso objetivando a reflexão sobre o uso de gêneros textuais nas aulas de línguas (estrangeira e materna) e as possíveis formas de torná-los objeto de ensino. Além disso, considerando as experiências prévias dos professores, pretendeu-se também discutir quais são os aspectos que já eram (são) trabalhados pelos professores do CEP e quais outros podem ser explorados.

minicurso3

Referindo-se a este Mini-curso (17/05/2010) a professora Elisete de Lourdes da Silveira Iunskowski (Matriz Curricular – Língua Espanhola) disse que “o curso proporcionou várias reflexões que ajudaram a esclarecer algumas dúvidas que com certeza contribuirão em minhas aulas o que refletirá no bom desempenho do aluno no ensino-aprendizagem da Língua Espanhola. O importante do curso sobre gêneros textuais, oferecido pela professora Natalia foi que ela trabalha com a Educação Básica e tem ideias bastante práticas o que ajudou bastante com ideias novas para usar em sala de aula”.

minicursos4

Participou também do Mini-curso do dia 17/05/2010 o professor de Língua Espanhola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e também do CELEM, Roger Adriano Bressani Mazur o qual relatou que “algumas questões relativas a Teoria dos Gêneros foram muito bem respondidas, de forma clara e simples. Muito interessante as questões do início do Mini-curso, pois me fizeram refletir sobre conceitos e objetivos bem particulares. Os exemplos práticos trouxeram boas inspirações para o trabalho em sala de aula”.

minicurso5


minicurso6

O Mini-curso ministrado pela professora Doutora Eliane Gouvêa Lousada objetivou apresentar e discutir o trabalho com gêneros textuais para o ensino de línguas. Foi apresentado os conceitos teóricos que embasam o trabalho com gêneros, bem como foram analisados textos pertencentes a gêneros que podem ser trabalhados na escola, visando à transposição didática.

Com relação a este, a professora Andréa Garcia Zelaquett (Matriz Curricular – Língua Portuguesa) informou que “o curso foi excelente. Complementou as teorias vistas no Mini-curso de segunda-feira (dia 17/05). Expandiu os conceitos, oportunizou discussões e esclareceu conceitos importantes. Propôs práticas docentes com gêneros textuais bastante inovadoras. Também contribuiu com referências bibliográficas”. De acordo com Sandra Mara de Andrade (Matriz Curricular – Língua Portuguesa) o Mini-curso foi “muito bom! Linguagem e explicações diretas e claras. Já é o terceiro Mini-curso que faço e tenho gostado muito. Mas confesso, que agora já sei mais sobre Gêneros Textuais. Este último foi bem mais voltado à nossa prática pedagógica”. Na opinião da professora Viviani Aline Alves Galvão (CELEM – Língua Espanhola) que leciona no município de Londrina, “o Mini-curso foi válido e proveitoso no sentido de confirmar além de possivelmente fixar teorias muito pertinentes para as nossas práticas docentes. A questão das Sequências Didáticas (SD) e a forma de se ensinar gêneros foram muito bem abordadas em todo o tempo que nos pareceu fugaz. Parabéns pela iniciativa e organização deste evento”.

Ainda de acordo com o Coordenador do CELEM/DEB/SEED, professor Reginaldo Ferraz Pires (que também participou do Mini-curso do dia 19/05/2010) “O Mini-curso ministrado foi (é) de extrema relevância e pertinência dentro da atual conjuntura de formação do professor de LEM, bem como do contexto de ensino. Foram apresentados os tópicos principais dentro do referencial teórico-metodológico com relação ao trabalho com LEM e uma abordagem de atividades e encaminhamentos bastante esclarecedores aos participantes”.

Para a professora Ms. Natalia Labella-Sánchez “a reflexão sobre o ensino de línguas desde a perspectiva dos gêneros de texto é uma forma de ver a linguagem como um agir humano, um meio de comunicação efetiva na sociedade, seja por meio dos gêneros orais quanto escritos. O Mini-curso 'Gêneros de texto em sala de aula: o que já fazemos e como é possível fazer mais?' objetivou valorizar o fazer dos professores e, ao mesmo tempo, ampliar as possibilidades de propor diferentes formas de desenvolver a linguagem em sala de aula. Os professores e as professoras presentes participaram das discussões compartilhando as suas práticas e levantando questões referente ao que estava sendo discutido. Iniciativas como essa, ou seja, a contínua formação de professores envolvendo o tema de gêneros de texto em sala de aula contribui para que o ensino das línguas ocorra de forma reflexiva, construindo novos saberes.”

Segundo a professora Dra. Eliane Gouvêa Lousada “o Mini-curso faz parte de uma iniciativa da coordenação do colégio que tem por objetivo sensibilizar e formar os professores para a questão dos gêneros textuais. A proposta de reunir os professores em torno de uma discussão comum e propiciar momentos de reflexão conjunta é parte importante de qualquer programa de formação continuada que enxerga o professor como um trabalhador em constante desenvolvimento. É preciso lembrar que, dentro de uma perspectiva que leva em conta o desenvolvimento do professor, é essencial que haja momentos de apropriação e discussão de teorias e práticas, e não a imposição de teorias que, muitas vezes, não são conhecidas ou apropriadas pelos professores que terão que colocá-las em prática em seu cotidiano de trabalho. Durante o evento, os professores, tanto de português como de línguas estrangeiras (espanhol, inglês e alemão), participaram ativamente, procurando compreender e discutir os conceitos teóricos abordados e as aplicações práticas propostas. O fato de reunir professores de diferentes línguas foi também bastante enriquecedor pois propiciou o contato com realidades diversas e problemáticas variadas. Finalmente, parece-me importante salientar que o ensino de gêneros textuais tem adquirido grande importância na última década, no Brasil, pois propõe uma maneira de ver os alunos como seres integrantes da sociedade e prepará-los para atuar no mundo social por meio da linguagem. Nesse sentido, a perspectiva teórica dos gêneros textuais parece adequar-se a uma orientação educacional mais ampla, que é a de se formar cidadãos aptos a fazer uso da língua para agir na sociedade.


Coordenação
CELI/CEP
3304-8958