Bons hábitos ajudam prevenir gripes e outras doenças contagiosas 13/03/2020 - 10:25

Bons hábitos podem ajudar na prevenção contra diversas doenças contagiosas, entre elas: a gripe. Por isso, confira algumas recomendações para serem assimiladas e praticadas na rotina do dia a dia e também no ambiente escolar.

A saúde está relacionada aos hábitos individuais que, quando praticados de forma consciente, podem ajudar na prevenção contra diversas doenças transmitidas pelo contato entre as pessoas ou por contaminação de superfícies. Nesse contexto, entram as variações do vírus da gripe e outras doenças contagiosas, que todos os anos deixam a população em alerta, exigindo das pessoas mais atenção e precauções diante dos riscos.

O acesso à informação e a adoção de boas práticas podem representar eficientes mecanismos de proteção à saúde, evitando a contaminações e transmissões de doenças. Um dos grandes aliados na prevenção é o álcool em gel, que representa uma das formas mais eficientes para garantir a desinfecção e evitar a proliferação de vírus e bactérias.

Mas além disso, algumas atitudes devem ser assimiladas e praticadas diariamente como formas preventivas contra as doenças. Abaixo, segue uma relação de comportamentos que devem ser adotados por todas as pessoas, inclusive por estudantes, professores e funcionários no ambiente escolar:

  • Lavar as mãos com frequência por pelo menos 20 segundos a cada lavagem, utilizando água e sabão ou álcool gel, mas nunca apenas com água. Repita a ação várias vezes ao dia e sempre que for ao banheiro.

  • Durante a lavagem, esfregar uma mão na outra e não se esquecer de lavar no meio dos dedos, inclusive ensaboando até a região dos pulsos;

  • Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, evitando também introduzir objetos na boca e no nariz.

  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e garrafas;

  • Utilizar lenço descartável para limpar o nariz, e cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, usando preferencialmente um dos cotovelos como barreira. Se usar as mãos como barreira para cobrir a boca e o nariz, lavá-las imediatamente, sem tocar outras superfícies até chegar no lavatório;

  • Observar se o ambiente está ventilado, com portas e janelas abertas para circulação do ar;

  • Evitar locais fechados, com muitas pessoas e contatos com pessoas doentes;

  • Manter-se sempre hidratado, bem alimentado, evitar situações de estresse e praticar exercícios.

 

Para mais informações, visite o site SEED e consulte também as Recomendações da Secretaria Estadual da Saúde.

***