Aula de Campo na Escola Latino Americana de Agroecologia e Centro Histórico da Lapa 12/09/2017 - 15:20
No dia dois de Setembro estudantes do ensino médio (3º ano) e técnicos participaram de uma aula de campo, organizada pela coordenação de Sociologia. Tratou-se de visita guiada a Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA) situada no Assentamento Contestado (Lapa) ligado ao movimento dos trabalhadores sem terras (MST).
Movimentos sociais é parte dos conteúdos estruturantes da disciplina de sociologia para os terceiros anos, bem como movimentos ambientalistas e de reforma agrária. Os/as participantes tiveram a oportunidade de conhecer in loco a organização deste importante movimento, principalmente a proposta da ELLA. Finalizando com uma visita ao centro histórico da Lapa.
Conforme relatou o professor Nei de filosofia da escola regular de ensino médio, o assentamento contestado abriga 150 famílias, cerca de 500 pessoas, numa área de 3.200 hectares. Antigamente essa terra pertencia ao Barão de Serro Azul, e depois foi parar nas mãos da Incepa. A proposta, desde o início, era promover um assentamento voltado para a produção orgânica, como revelou o professor Nei, a ELAA foi idealizada com este propósito. Além da ELAA, para dar conta da educação formal das crianças e dos jovens assentados, há uma escola estadual, outra municipal e uma ciranda para os mais novos. Com a organização dos assentados foi construído a Cooperativa Terra Livre, que engloba outros agricultores do município, somando mais de 250 associados. Além disso, a população do assentamento conta também com uma unidade de saúde, com base na medicina alternativa, bioenergia, reike, ervas medicinais, entre outras técnicas.
Segundo a Professora Eliana Santos, Coordenadora de Sociologia, a aula foi excelente, pois além de visitarem todos os espaços do assentamento, os participantes também conheceram a casa de um dos assentados e sua história de luta e superação.