ESPECIAL: CEP celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência 21/09/2020 - 20:34

Em 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore e também o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, uma data que marca a celebração de causas especiais, e que precisam do apoio de todos os brasileiros. “Porque as árvores queimam no Brasil e as pessoas com deficiência não têm na maioria das vezes os seus direitos respeitados”, alerta a professora Sônia Casatti, responsável pelo setor de Projetos e Formação (Procep).

Por isso, o Colégio Estadual do Paraná, por intermédio do Procep e em parceria com a Defensoria Pública, desenvolve neste ano o Projeto Jovem Defensor(a) em Direitos Humanos, na forma EAD.

”É com muito orgulho que nesse dia, após a quinta aula que trouxe o tema os direitos das pessoa com deficiência, apresentamos o vídeo com a participação da estudante e cursista Pietra Silvestri, que nos dá o seu testemunho e nos presenteia com a declaração por escrito da sua mãe Noemi Rebello Silvestri, exemplos de vida e de promoção da inclusão em nossa sociedade”, acrescentou a professora Sônia.

Acesso ao vídeo no Facebook da Pietra Silvestri: ???

Declaração da Mãe da Pietra:

Pietra está em INCLUSÃO no quarto ano do Técnico de Teatro do Colégio Estadual do Paraná. Está perfeitamente integrada e incluída no Colégio. Ama profundamente os amigos, os professores e a equipe de apoio. Conhece todos pelo nome e sabe a data de aniversário de cada um da sua convivência. Reconhece o valor e a importância de cada um na sua vida escolar.

Nesse ano de 2020, surgiu a oportunidade do  PROCEP- Projeto Jovem Defensor em Direitos Humanos- uma parceria do CEP com a Defensoria Pública do Estado do Paraná,  e assim que vimos o edital conversamos com a Pietra e explicamos para ela a importância do curso. Propusemos que ela fizesse as aulas com as devidas adaptações de conteúdo. A Professora Sonia nos incentivou e nos animamos.

Foi uma grande iniciativa dos mentores do projeto e não poderíamos deixar passar a oportunidade de ensinar a Pietra a importância de ser representante e autodefensora das pessoas com deficiência. Além de transmitir sua experiência para incentivar outros pais e alunos.
Ela adorou e acolheu a ideia.

Acreditamos que INCLUSÃO é um caminho de sombras e luzes, que passamos e lançamos sementes, e quanto mais pessoas passam por ele mais claro e florido ele fica. Esse caminho nós vamos construindo todos os dias, com atitudes, muita coragem e determinação. A inclusão faz bem à sociedade como um todo.

A Escola que dá oportunidade aos seus alunos de terem colegas com deficiência permite uma experiência inesquecível de convivência com as diferenças, de humanidade, de crescimento pessoal, de senso de equidade e justiça, de aceitação das limitações que todos temos, enfim uma infinidade de benefícios que só adquire quem convive ou estuda com uma pessoa com deficiência.
Somos gratos a cada profissional que se empenhou, dedicou e envolveu com essa inclusão, e somos gratos a essa Escola incrível que nos acolheu com tanto amor desde o primeiro dia, sendo a Pietra a primeira aluna com Síndrome de Down e autismo a cursar integralmente o técnico de Teatro integrado ao Ensino médio.

Minha mensagem aos pais é que acreditem nos seus filhos. Persistam, insistam, resistam, não deixem fechar esse caminho,  e lancem mais e mais  sementes pois elas vão brotar visto que  a terra é fertil. O amor é fertil.

Noemi Rebello Silvestri- mãe de Pietra Rebello Silvestri-19 anos.