CELEBRAÇÃO: 6 de maio é o Dia Nacional da Matemática 04/05/2021 - 12:00

Nesta quinta-feira, 6 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Matemática no Brasil. A data foi escolhida para homenagear o matemático Julio César de Mello Souza (1895-1974), nascido no mesmo dia da celebração. Ele, que também é um notável escritor, é conhecido pelo pseudônimo “Malba Tahan” (Confira a sua biografia completa em: https://www.malbatahan.com.br/biografias).

Dentre suas publicações, cerca de 120, destaca-se “O Homem que Calculava”, uma obra que vale a pena ser conhecida, e que pode ser acessada, para download gratuito, no site www.matematicapremio.com.br. Sua produção literária é composta por 51 obras sobre o conhecimento da Matemática.

Em 2004, surgiu a proposta de se criar o dia comemorativo da Matemática no Brasil. A iniciativa foi apresentada, na forma da Lei 12.835, na Câmara dos Deputados, em Brasília, em 5 de junho de 2013, sendo aprovada em 26 de junho de 2013. Com isso, o dia 6 de maio passou a ser celebrado oficialmente em todo território brasileiro, aberto para realizações de atividades educativas e culturais, que tem como principal elemento a Matemática em suas diversas dimensões.

DIA INTERNACIONAL – Embora no Brasil a data seja comemorada em maio, o Dia Mundial da Matemática é celebrado em 14 de março, uma data inspirada em π=3,14 (mês/dia), e que, neste ano, teve como tema: “Matemática por um mundo melhor – celebrar a ciência para um mundo melhor”. O evento trouxe subtemas relacionados com saúde; economia; indústria e serviços; ecologia; tecnologias de informação e comunicação.

O projeto da Unesco, nas diferentes temáticas, teve como objetivos despertar nos estudantes o gosto pela Matemática, além de mostrar a importância dessa ciência para a humanidade.

***

*** Texto sugerido pela Professora Maria Luiza Oliani, da Coordenação de Matemática do CEP ***

DESAFIO: Participe das 18 charadas de matemática com resposta - uma proposta no site "Toda Matéria"!

***