Día Internacional de la Mujer. Trabalho desenvolvido pelo CELEM/CEP e Ensino Médio 07/03/2024 - 21:00

El 08M: Día Internacional de la Mujer

 

El 8M (08 de Marzo), Día Internacional de la Mujer, é uma data de grande relevância para a promoção de
reflexões relacionadas às mulheres no contexto escolar. Essas reflexões também podem (e devem) ocorrer
em diferentes Disciplinas Curriculares, como é o caso da Língua Espanhola (sendo retomada sua oferta no
Ensino Médio do CEP em 2024).


O Professor Gilson Rodrigo Woginski oportunizou às turmas do Ensino Médio (3oD, 3oE, 3oF e 3oG) e
Curso de Língua Espanhola, Nível 1, turma 1oB, do Centro de Línguas CELEM/CEP, momentos
espontâneos de diálogos crítico-reflexivos explorando de forma didatizada diferentes gêneros textuais
como notícia (história/memória do Dia e os movimentos sociais), charge (práticas sociais e usos da
linguagem) e citações (mulheres que inspiram empoderamento), cuja informatividade e intencionalidade
possibilitaram o expressar-se dos/as estudantes a partir de suas experiências e vivências, referentes à
mulher no contexto social, e tendo como produção final, a confecção do gênero textual cartaz de forma
colaborativa e coletiva de cada turma com registros linguístico-discursivos (palavras, expressões,
símbolos e ilustrações) que são representativos e associados às mulheres.


“Trabalhar a história e as diversas temáticas das mulheres na escola é de extrema importância para
promover a igualdade de gênero, desconstruir estereótipos e valorizar a contribuição das mulheres para a
sociedade. Ao incluir o estudo da história das mulheres no currículo escolar, os alunos têm a oportunidade
de aprender sobre figuras femininas importantes que influenciaram a história, mas que muitas vezes foram
negligenciadas nos livros de história tradicionais. Além disso, ao abordar a história das mulheres, os
estudantes podem compreender melhor as desigualdades de gênero presentes ao longo do tempo e refletir
sobre a importância da luta das mulheres por direitos e igualdade”, reafirma Cesar Augusto da Cruz,
pedagogo e Chefe da Divisão Educacional/CEP.


“Tratar a temáticas da condição feminina nas aulas de Língua Espanhola, é bastante oportuna e relevante
porque reafirma a dignidade humana como um direito fundamental em qualquer tempo e lugar. Muitas
mulheres marcaram a presença na história da humanidade, em especial, aquelas que permanecem no
anonimato. Gratidão às mulheres que vieram antes de mim e deixaram um rastro de luz por onde
passaram”, celebra a pedagoga do Centro de Línguas CELEM/CEP, Midiã Monica de Oliveira Cruz.
Para a Professora e Coordenadora de Língua Espanhola do Ensino Regular do CEP, Elisete de Lourdes da
Silveira Iunskovski, “nesta semana, em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, o Professor Gilson
Woginski discutiu com os/as estudantes temas relacionados à experiência feminina. Ele abordou esses
assuntos dentro do contexto de um dos objetivos de aprendizagem do Itinerário Formativo de LEM -
Espanhol, que é a reflexão sobre si mesmo e sobre o outro, promovendo o pensamento crítico entre
esses/as estudantes”.


É sabido que a área da linguagem também tem como objetivo propiciar uma educação de cidadãos e
cidadãs que sejam estimulados/as a exercer a criticidade referente às diferentes temáticas contemporâneas,
entre elas, a mulher na sociedade, e de acordo com o Professor Gilson Woginski, “as línguas
(estrangeiras) também garantem pela discursividade (representações e relações de poder/controle) o
desenvolvimento da consciência crítica dos sujeitos na perspectiva de promover mudanças no contexto de
vivência, potencializar a desconstrução de estereótipos discriminatórios, e engajar-se em ações
propositivas que assegurem direitos como a igualdade e equidade entre mulheres e homens”.

 

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