Gestão Escolar

 
Direção Geral

Preside o funcionamento dos serviços escolares, tomando as medidas necessárias, no sentido de garantir o alcance dos objetivos educacionais do Estabelecimento de Ensino, definidos na Proposta Pedagógica e em conformidade com as medidas administrativas baixadas pela Secretaria de Estado da Educação e a legislação vigente, prestando contas das mesmas à comunidade.

Diretora Geral: Tânia Maria Acco

Assessora Técnica: Denise Adriane Régis

Assessora Técnica de Assuntos Jurídicos: Gesiely Almeida 

Equipe da Direção Geral:

  • Perla Aparecida Filpo
  • Lucilene Tavares Rocha
  • Nerlei Neiva Zanoni

Horário de atendimento:  08 h  às 18 h

Telefone: 

E-mail: dirgeral@cep.pr.

 

 
Direção Auxiliar

Diretores Auxiliares

  • Manhã: Profa. Carla Cristina Mendes
  • Tarde: Prof. Robson André Gaievski
  • Noite: Prof. Leonardo Pellegrinello Camargo

Horários:

  • Manhã: 7h10 às 12h30
  • Tarde: 13h às 18h20
  • Noite: 18h35 às 22h55

E-mail: direcaoauxiliar@cep.pr.gov.br

 
Divisão Educacional

Coordena o processo de ensino aprendizagem, sistema de avaliação e garante o direito dos alunos de acesso ao saber sistematizado, atendimento à realização de adaptações, estágios e dependências.

Responsáveis:

  • Manhã/Tarde -  Elisangela Belniak Hochuli
  • Manhã /Tarde - Maria Eleniz Ferreira Elias
  • Noite - Andresa Cristina Pisa

E-mail: divisaoeducacional@cep.pr.gov.br

Horário: 7h10 às 22h55

Confira os horários da Coordenação de Reforço, da Professora Adriana

Confira o edital sobre Exames de Revalidação e Regularização de Vida Escolar, da Pedagoga Simone Baranhuk.

 
Equipe Pedagógica

A Equipe Pedagógica tem como objetivo interagir no processo ensino-aprendizagem com os demais setores do CEP, contribuindo para a formação integral do educando, estimulando a criatividade, a política da igualdade, o respeito, a sensibilidade e a ética da identidade.

Você pode agendar atendimento com as pedagogas - preferencialmente no turno de aula do (a) estudante - pelo e-mail divisaoeducacional@cep.pr.gov.br

 
Pedagogos

Coordena o processo de ensino aprendizagem, sistema de avaliação e garante o direito dos alunos de acesso ao saber sistematizado, atendimento à realização de adaptações, estágios e dependências.                                                                                                                    

O agendamento com as pedagogas deve, preferencialmente, ser feito no turno de aula do(a) aluno(a).


Horários:

  • manhã: 8h às 11h30
  • tarde: 13h30 às 18h
  • noite: 19h às 22h40

E-mail: divisaoeducacional@cep.pr.gov.br

 
Projeto Político-Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico1 (PPP) do Colégio Estadual do Paraná (CEP) tem a finalidade de explicitar a intenção de construção coletiva de uma escola cidadã, democrática e de qualidade, envolvendo efetivamente educadores, pais, estudantes, agentes educacionais e comunidade.  A elaboração do PPP é uma necessidade, haja vista que toda escola precisa registrar seus dados, situar-se no contexto social, renovarse planejando a curto, médio e longo prazo, sistematizar a sua prática, bem como, descrever sua dinâmica, e disso dependerá a sua história atual e futura.

O Projeto Político Pedagógico foi previsto em seus artigos 12 e 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) como Proposta Pedagógica ou como Projeto Pedagógico (art. 14, inciso I). Num ou noutro formato é proposto com o objetivo de democratizar e descentralizar as decisões pedagógicas, organizacionais e jurídicas da escola, com vistas à participação de todos os envolvidos no processo de educação escolar.

Este projeto é, além de um agrupamento de ideias, reflexões, situações e propostas, o Colégio em suas realidades, intenções e necessidades. É o projeto de uma construção de escola que estabelece sua forma de organização e especificamente a organização do trabalho pedagógico que tem por princípios a cidadania, a autonomia e a democracia.

O entendimento que se tem é de que o Projeto Pedagógico é o integrador entre currículo, planejamento, atividades, ciência, cultura e trabalho. Portanto, é o projeto pedagógico que integra as atividades e não seu contrário. Todas as propostas integradoras dentro da escola devem partir de uma concepção maior que toma trabalho como princípio  educativo - ou seja, relacionar a teoria e a prática, bem como, tomar o trabalho como o princípio, fundamenta a sociedade que vivemos.

Confira o PPP - Projeto Político-Pedagógico na íntegra.

 
Regimento Escolar

O Colégio Estadual do Paraná – Ensino Fundamental, Médio e Profissional foi criado como Órgão de Regime Especial, pela Lei n.º 6636, de 29 de novembro de 1974, e nos termos da Lei nº 8485, de 03 de junho de 1987, ambas revogadas. O Colégio Estadual do Paraná manteve-se pela novatio legis, conforme Lei 19.848, de 03 de maio de 2019, (artigo 30§1º), como Órgão de Regime Especial, de utilidade pública, com autonomia relativa administrativa e financeira, vinculado à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, com Regimento Interno (Resolução nº 3.138/92) e Escolar específicos, atendendo à sua situação legal especial.b

Conforme Lei 1.848 de 03 de maio de 2019, artigo 30, caput: “Os Órgãos de Regime Especial são criados por Lei, com autonomia relativa, resultantes de desconcentração administrativa de Secretarias de Estado, para o desempenho de atividades, cujo tratamento diverso do aplicável aos demais órgãos da administração direta, possa contribuir para a melhoria operacional das Secretarias”. Conforme Estrutura da Administração Direta, do Anexo I, Alínea “d” do item 3, o Colégio Estadual do Paraná foi mantido como Órgão de Regime Especial.

Os Órgãos de Regime Especial tem autonomia relativa, mantêm contabilidade própria, celebram convênios e parcerias com pessoas físicas e jurídicas, dispõem de dotação orçamentária global e constroem fundos rotativos ou especiais. O Colégio Estadual do Paraná tem a seguinte estrutura administrativa: Direção Geral, Assessoria de Gabinete, Assessoria Técnica de Assuntos Jurídicos, Direções Auxiliares de Turno, Secretaria, Setor de Comunicação, Grupo Auxiliar Administrativo – GAA, Grupo Auxiliar de Recursos Humanos – GARH, Grupo Auxiliar Financeiro – GAF, Grupo Auxiliar de Planejamento – GAP, Divisão Educacional.

 
Comunicação Institucional
 
CEPCOM

 

O SETOR DE COMUNICAÇÂO DO COLÈGIO ESTADUAL DO PARANÁ

  • Monitora e alimenta com conteúdo próprio, todos os meios de comunicação oficiais do Colégio (Site, Redes Sociais, Murais, Correspondências);
  • Promove a assessoria de imprensa do CEP - CEP PRESS;
  • Produz materiais gráficos impressos e onlines para divulgação das atividades do Colégio;
  • Produz materiais em áudio visual (TV CEP e Rádio CEP) para divulgação das atividades do  Colégio;
  • Realize análises de crise através dos meios de comunicação oficiais e externos;
  • É responsável pelas correspondências físicas e digitais (fale conosco) do CEP;
  • É responsável pelo Canal da Ouvidoria, mantendo contato direto com a mantenedora (SEED-PR);
  • É responsável pelo Portal de Transparência do CEP;
  • Coordena atividade pedagógica com os estudantes no viés da produção multimídia;
  • Colabora na organização do Laboratório dos Cursos Subsequentes -  PRÁXIS: Cooperativa de Ideias.

 

O PROJETO PEDAGÓGICO CEPCOM

 

Imagem Banner CEPCOM

 

O desenvolvimento do Projeto CEPCOM (TV CEP, RÁDIO CEP e CEP PRESS) insere-se na perspectiva de formação, integração e inserção de novas tecnologias da informação e da comunicação no desenvolvimento educacional, porque uma das principais incumbências da educação escolar é tornar os conteúdos “transmissíveis”, assimiláveis, “ensináveis” às novas gerações, logo a presença da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem pode favorecer sobremaneira a formação de estudantes e professores.

 

 

A escola deve possibilitar ao estudante não apenas o domínio do conteúdo, mas também relações ativas construtivas e criadoras do conhecimento. Nesse sentido, o Projeto da Comunicação do CEP, doravante denominado CEPCOM não se constitui, simplesmente, enquanto discussão acerca de questões procedimentais, quanto ao uso de materiais e da tecnologia, mas enquanto relação existente entre conteúdo e método a partir das novas relações entre homem, conhecimento e trabalho. Trata-se, epistemologicamente, de uma ação planejada por profissionais, educadores responsáveis pela formação de estudantes.

CEPCOM consiste no setor de comunicação do Colégio Estadual do Paraná responsável pela produção de materiais pedagógicos e institucionais, pela divulgação de informações à comunidade escolar referentes àquilo que é produzido no CEP, pelos estudantes e professores, pelo site próprio (www.cep.pr.gov.br) e pelos meios de comunicação em geral, inclusive pelo social media. O CEPCOM está vinculado à Direção Geral do Colégio e possui caráter educativo, cultural e social.

Portanto, o CEPCOM (TV CEP, RÁDIO CEP e CEP PRESS) parte da premissa de que o conhecimento não é fruto da contemplação e, sim, de uma concepção epistemológica que coloca os sujeitos enquanto protagonistas de seu processo formativo.

São variados os questionamentos dirigidos à escola diante da dificuldade de estudantes estabelecerem relações entre os conteúdos disciplinares e as relações sociais e produtivas. A proposta do CEPCOM é de preconizar situações problemas aos estudantes, levando-os a sair da “inércia e o levem a sentir necessidade de reelaborar o conhecimento pondo em ação suas próprias conceituações, mesmo que errôneas, e de confrontá-las com outros conhecimentos até que construa respostas satisfatórias”

Compreende-se que o CEPCOM pode viabilizar interfaces para o desenvolvimento educacional dos estudantes e professores do Colégio Estadual do Paraná, para a compreensão do mundo da linguagem, das artes e das ciências.

 

CONFIRA O PROJETO NA INTEGRA AQUI .

 

ARTIGOS RELACIONADOS AO SETOR DE COMUNICAÇÃO - CEPCOM

  • Anais Enpecom 2018 - Artigo de Romer Mottinha dos Santos (DPTE/SEED/PR) com o Elson Faxina (UFPR/COMUNICAÇÃO) sobre o YouTube do CEP. Nas páginas 338-349.

 

EQUIPE DE TRABALHO

Agente de Transparência e Responsável pelas Informações em Sítio Eletrônico  | Afonso Henrique von Meien

Assessor de Imprensa | Zac Lucatelli

Designer Gráfico | Maciel Paludo

Produtor Audiovisual | Maycon Madeira

Térreo

Horários de Atendimento: das 08 h às 18h
Manhã: 
Tarde: 
Noite:
E-mail: comunicacao@cep.pr.gov.br / cepcompr@gmail.com

 
Identidade Visual

 

logonova.png
Logo CEP Vetor
cepcom_anuncio_azul.png
Logo CEPCOM PNG
Logo SECRETARIA Vetor
logo_sustentavel1.png
Logo CEPSUST PNG
Logo Multimeios Vetor
Logo Multimeios Vetor
170
Selo comemorativo 170 anos Vetor

 

Logos CEP antigas vetor
Logos CEP antigas vetor
oacep
Logo Planetário Vetor
Logo Biblioteca Vetor
Logo Coordenação Geografia Vetor
Logo Coordenação Geografia Vetor

 

Logo Professores Geografia Vetor
Logo Professores Geografia Vetor
Logo Banda Sinfônica Vetor
Logo Celem Vetor
Logomarca Esporte no CEP
Logo Esportes JPG
Logo CEP Olímpico
Logo CEP Olímpico
Logo Escolinha de Arte PNG
Logo Escolinha de Arte PNG

 

Logo Robótica Vetor
Logo Coordenação de Matemática Vetor
Logo Infocep Vetor
Logo APMF Vetor
Logo APMF Vetor

 

Logo GECEP Vetor
Cabeçalho Prova
Cabeçalho Prova

 

 

 

 
Grupos Auxiliares
 
Grupo Auxiliar Administrativo - GAA

O Grupo Auxiliar Administrativo é responsável por coordenar as atividades referentes às seguintes áreas:

  • Manutenção, conservação e segurança das três sedes do Colégio Estadual do Paraná: Centro, Santa Felicidade e Campo Magro
  • Limpeza e conservação dos ambientes
  • Gerenciar a separação e a reciclagem do lixo produzido no interior do Colégio
  • Inspetoria de alunos
  • Alimentação escolar
  • Gerenciamento e controle do estacionamento
  • Manutenção dos veículos oficiais
  • Gerenciamento e controle do Patrimônio Escolar: bens móveis e materiais de uso permanente
  • Gestão dos contratos terceirizados
  • Acompanhamento a empresas que realizam visita técnica, serviços e orçamentos nas dependências do Colégio
  • Coordenação de eventos
  • Atendimento a professores, pedagogos, funcionários, alunos e comunidade

Algumas dicas para facilitar seu atendimento:

  • O estacionamento é de uso exclusivo de professores e funcionários cadastrados e com selo do ESTACEP. Visitantes de acordo com instruções estabelecidas pelo GAA
  •  Para manutenção, encaminhe seus pedidos via memorando ao GAA
  • Todos os bens móveis do CEP são fiscalizados pelo patrimônio (entrada, saída e transferências), portanto não devem ser mudados de setor sem supervisão do GAA
  • Para locar salas, auditórios e quadras esportivas, entre em contato via telefone com o GAA para verificar a possibilidade de agendamento na data e verificar valores e documentação exigida

 

Responsável: Ana Lygia Czep
Sala: Térreo
E-mail: gaa@cep.pr.gov.br (atendimento geral) / eventos@cep.pr.gov.br (para eventos)

 
Grupo Auxiliar Financeiro - GAF

Executa as atividades concernentes ao sistema financeiro, compreendendo a contabilização o controle e a fiscalização financeira. Organiza os dados financeiros para fornecer subsídios necessários à elaboração da proposta orçamentária e Elabora o cronograma financeiro de desembolso. Registra e controla os convênios mantidos pelo CEP.

Faz o controle interno e externo de recursos, bem como a observância dos prazos legais estabelecidos, relativos à apresentação de demonstrativos, balancetes, balanços, prestação de contas e outras demonstrações orçamentárias, financeiras ou contábeis. Mantém um sistema integrado de informações de natureza contábil e financeira para fins gerenciais. Integra-se com o sistema financeiro do Estado, através do Grupo Financeiro Setorial, da Secretaria de Estado da Educação.

Responsável:  Odile Schauffert Garcia Vendruscolo
Sala: Térreo
Telefone: 
Horários:

  • Manhã: 8:00 às 12:00
  • Tarde: 13:30 às 17:30

E-mail: gaf@cep.pr.gov.br

 
Grupo Auxiliar de Recursos Humanos - GARH

Confira o informativo GARH para distribuição de Aulas "QPM Lotado" - 2020 

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  1. Distribuição e reestruturação das horas para o ano letivo das disciplinas da Grade Curricular e das funções que compõem a estrutura funcional do Colégio Estadual do Paraná.
  2. Digitação no Sistema SOL (Sistema On Line), dos professores e dos funcionários administrativos e serviços gerais pertencentes ao quadro de apoio do Colégio Estadual do Paraná, compreendendo as rotinas de suprimento, cancelamento, substituições, faltas e adicional noturno.
  3. Recepção e registro de professores advindos através do concurso de remoção.
  4. Posse, exercício e registro de professores em início de carreira, convocados através de concurso.
  5. Divulgação dos editais da SEED (Secretaria de Estado da Educação) e atualização do quadro de informações funcionais.
  6. Solicitação de professores para aulas em aberto.
  7. Substituição de professores afastados de sala de aula por licenças ou readaptação temporária.
  8. Relatórios funcionais imediatos para Direção Geral, Direção Auxiliar de professores ausentes, faltantes e demais ocorrências funcionais.
  9. Registros diários via memorando das ocorrências funcionais, como: laudos médicos, avisos aos coordenadores de disciplinas das mudanças no suprimento de professores.
  10. Elaboração e atualização constante dos dados cadastrais dos funcionários.
  11. Atualização da listagem dos professores e funcionários sempre que necessário.
  12. Confecção de crachás de professores, funcionários e estagiários.
  13. Emissão de declarações para ex-funcionários e ex-professores que trabalharam e ministraram aulas no Colégio Estadual Paraná.
  14. Emissões de declarações para diversas finalidades.
  15. Emissão de Dossiê Funcional, mediante solicitação dos professores e funcionários.
  16. Atendimento às solicitações emergenciais solicitadas pelo NRE (Núcleo Regional de Educação)
  17. Emissões de guias para licença médica.
  18. Comunicado de acidente de trabalho. (CAT)
  19. Atualização de informações funcionais disponibilizadas ao Tribunal de Contas do Paraná.
  20. Reestruturação e atualização mensal do quadro de funcionários do Colégio Estadual do Paraná (entrada /saída), para elaboração do relatório semestral disponibilizado ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná referentes aos professores e funcionários efetivos, professores e funcionários regidos pela Lei CLT, professores disponibilizados pelo Município de Curitiba, professores advindos de outros estabelecimentos de ensino e professores e funcionários contratados temporariamente.
  21. Emissão de relatórios feito mensalmente com preenchimento de tabelas e entregues semestralmente ao Tribunal de Contas.
  22. Organização do arquivo inativo do GARH (Grupo Auxiliar de Recursos Humanos), de todos os documentos do setor e da documentação de professores e funcionários administrativos e serviços gerais do Colégio Estadual do Paraná.
  23. Contratação, cadastro, folha de pagamento e manutenção do GEE (Sistema Gerenciador de Estágio do Estado) dos estagiários do Colégio Estadual Paraná.
  24. Orientação de estagiários do Ensino Médio e cadastramento junto a Central de Estágio.
  25. Digitação no sistema de relógio ponto e redefinição das escalas de trabalho e de atribuições dos funcionários.
  26. Fechamento mensal dos períodos de apuração das informações funcionais do sistema de relógio ponto dos funcionários de apoio e Pedagogas.
  27. Manutenção de férias e registros funcionais no sistema de relógio ponto como: atestados médicos, declarações recebidas, de memorandos recebidos.
  28. Inclusão de pedido de aposentadoria, abono de permanência, licença especial e prestação de serviço no Sistema E protocolo digital.
  29. Tramitação de protocolos de servidores do Colégio.
  30. Confecção e acompanhamento do livro ponto de professores.

Responsável: Jacqueline Brandalize

Equipe:

  • Arianne Luiza Brito dos Santos
  • Jamille Gláucia Barros de Paula Dalazuana
  •  Marcela Giane da Silveira Adorna (Resp. RH/CEP/Zac)
  • Stella Adriana dos Santos Batista

Salas:  

Telefone: (41) 3234-5633

E-mail: garh@cep.pr.gov.br

Horário: 

  • de segunda a quinta,das 8h às 22h
  • Sexta-feira:
    • Manhã: 08h às 12h
    • Noite: 18h às 22h
 
Grupo Auxiliar de Planejamento - GAP

Responsável: Cristina Manicka
Sala: 105 (1º andar – ala ímpar)
Telefone: 
E-mail: gap_cep@cep.pr.gov.br

 

 
Secretaria
Logo Secretaria

 

Responsável pela escrituração escolar e correspondência do Estabelecimento de Ensino, com referência aos interesses e documentação dos alunos. Coordena e supervisiona as atividades para a matrícula, transferência, revalidação dos estudos, classificação e reclassificação, adaptação e conclusão do curso. Organiza e mantém em dia o protocolo, arquivo escolar e registro de assentamento dos alunos, para permitir, em qualquer época, a verificação da identidade e da regularidade da vida escolar do aluno e a autenticidade dos documentos escolar.

 
Conheça o Arquivo Geral da Secretaria do CEP

Confere, organiza e arquiva a documentação dos alunos que estudaram no CEP (da década de 30 até 2003) bem como fornece diplomas, históricos escolares, transferências, certificados de revalidação de estudos estrangeiros, aos alunos, conforme solicitação.
O arquivo geral, nos últimos anos tem sido muito procurado por alunos graduandos, pós-graduandos e mestrandos, para fins de pesquisas visto ter neste setor dados únicos sobre a educação paranaense.

Responsável:
Horário: segunda a sexta, das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
E-mail: cepag@cep.pr.gov.br

 

Secretário Geral: Gilberto Pereira Rodrigues
Secretário Auxiliar: Nilton Cezar dos Santos
Sala:
Telefone: (41) 3234 5626
Horário:

  • De segunda a quinta, das 8h às 21h
  • Sexta: das 8h às 13h - após esse horário, só expediente interno

E-mail: secretaria@cep.pr.gov.br

 
Protocolo
Protocolo

 

Funções do Protocolo:

  • Atender a instrução normativa nº 01/2016 – GAS/SEED, que define normas e procedimentos quanto à gestão de documentos e utilização do Sistema Integrado de Documentos E-protocolo
  • Encaminhar via sistema E protocolo todos os processos físicos que serão enviados para SEED e outros órgãos, via malote, emitindo a guia de tramitação quando necessário e autorizado pela Direção Geral via Sistema E-protocolo
  • Receber os processos físicos do E protocolo via malote da SEED e os redigidos pelos (as) estudantes, pais/mães/responsáveis e comunidade (2ª chamada de avaliações, justificativas de faltas, atestados médicos e outros assuntos) preferencialmente com anexos de documentos comprobatórios e proceder a distribuição aos setores responsáveis para as providências cabíveis

Exigências para Abertura de Protocolo Físico no Sistema e-Protocolo

  • O E-protocolo foi implantado no Colégio Estadual do Paraná no dia 11 de junho de 2018, pela Gestora de Acesso do Sistema E-Protocolo da SEED.
  • O Sistema E-Protocolo, instituído pelo Decreto Estadual n.º 9.928, de 23 de janeiro de 2014, foi desenvolvido para atender as necessidades do Estado do Paraná no controle informatizado de documentos emitidos e recebidos nos órgãos da Administração Pública Estadual, controlando desde o cadastramento e arquivamento até a eliminação dos documentos.
  • O Decreto Estadual n.º 5389 de 24 de outubro de 2016 regulamenta o protocolo digital no âmbito da Administração Pública do Estado do Paraná.
  • O Setor de Gestão de documentos e utilização do Sistema Integrado de Documentos, E-protocolo, do Colégio Estadual do Paraná é vinculado e supervisionado pela Direção Geral do Colégio Estadual do Paraná.

Rotina estabelecida pelo servidor responsável:

  • Solicitação de abertura de locais (setores) dentro do Órgão, totalizando 42 locais (Organizados e separadas de acordo com as demandas Administrativas, Financeiras, Jurídicas, Pedagógicas ou de Coordenação de Disciplinas/Cursos).
  • Solicitação de acesso e inativação de acesso do(a) servidor(a) ao Sistema E-Protocolo de acordo com a necessidade do setor.
  • Solicitação de liberação e a inativação das funções de acesso aos usuários do Sistema dentro do estabelecimento (Órgão), de acordo com a necessidade do setor.
  • Orientação/informação ao(s) servidor(es) do CEP: Chefes de Setores, Responsáveis por Departamentos, Coordenadores de Disciplinas, Coordenadores de Cursos Profissionalizantes e Coordenadores de Projetos quanto às funcionalidades do Sistema e legislação vigente.

Abertura de protocolos do Setor (local) Direção Geral.

  • Recebimento e Distribuição (tramitação) dos protocolos eletrônicos para as Chefias/Coordenações, de acordo com a demanda do Setor/Coordenação, para assim tomarem ciência e darem continuidade aos trâmites.

Distribuição dos protocolos para arquivamento de processos, conforme demanda, por setor.

Arquivamento dos Protocolos, sob responsabilidade da Direção Geral, por código de classificação – Tabela de Temporalidade e código correspondente ao grupo de assunto pertencente

Perla Aparecida Filpo – Servidora Responsável

E-mail: dirgeral@cep.pr.gov.br

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

E-mail: protocolocep@cep.pr.gov.br

 

 
Setores
 
Setor de Estágio
 
Estágio Obrigatório
Logo Estágio

 

O estágio supervisionado curricular passou por mudanças históricas de concepção, até terem sido  promulgadas leis específicas a fim de garantir a sua importância e o olhar pedagógico sobre este. É durante a realização do estágio supervisionado curricular que o aluno tem a oportunidade de se deparar com a realidade de sua profissão; e é neste momento ainda que não apenas a teoria aprendida no curso é posta em prática, mas que também o aluno vivencia como se dá a prática no mundo do trabalho, onde ele obtêm novos conhecimentos.

IMPORTANTE: os Termos de Compromisso de Estágio passam a ser assinados, agora, pela Direção Geral ou Auxiliar do Colégio Estadual do Paraná. Para tanto, a solicitação de assinatura deverá ser feita com, no mínimo, 24 horas de antecedência, no Setor de Estágio.

 

Coordenação Pedagógica:  Raquel Zanini

Administrativo: Mariza Morita e Anita Moraes

E-mail:  setorestagiocep@gmail.com

Local de Atendimento: CEP/Tiradentes

Horário de Atendimento: das 8h 12h - 19h às 22 horas (segunda a sexta-feira)

Documentação e mais informações no blog do Setor de Estágio.

 
Estágio Não Obrigatório
Logo Estágio

 

ATENÇÃO: os Termos de Compromisso de Estágio passam agora a ser assinados pela Direção Geral ou Auxiliar do Colégio Estadual do Paraná. Para tanto, a solicitação de assinatura deverá ser feita com, no mínimo, 24 horas de antecedência, no Setor de Estágio.

 

Coordenação Pedagógica:  Raquel Zanini

Administrativo: Mariza Morita e Anita Moraes

Local de Atendimento: CEP/Tiradentes

E-mail:  setorestagiocep@gmail.com

Horário de Atendimento: das 8h 12h - 19h às 22 horas (segunda a sexta-feira)

Vagas e informações no blog do Setor de Estágio.

 

OFERTAS DE ESTÁGIO - VIA ÓRGÃOS INTEGRADORES

Estes são os órgãos parceiros que nos enviam vagas de estágio. Você deve realizar seu cadastro pelo site do respectivo órgão, ou pessoalmente, e para validá-lo você deve se dirigir até o local levando cópia do RG, CPF, comprovante de residência e a declaração de matrícula (que você solicita na Secretaria do Colégio):

 

 
Setor de Informática
 
InfoCEP

 

 

 

O INFOCEP é o setor ligado as questões envolvendo o uso da Informática no colégio.

O Colégio Estadual do Paraná conta atualmente com cerca de 150 computadores divididos em uma rede administrativa e outra pedagógica.
O setor tem entre suas atribuições manter funcionando toda essa estrutura além de prover soluções em Tecnologias de Informação que subsidiam a tomada de decisão ou a implementação de projetos tanto em nível administrativo como pedagógico.

Além disso o INFOCEP presta suporte aos usuários e gerencia o portal do colégio em conjunto com o setor de Comunicação.

Sala: 
Telefone: 
Email: infocep@cep.pr.gov.br

 
Laboratórios de Informática

 

 

 

Informamos que o Colégio Estadual do Paraná dispõe de 4 (quatro) Laboratórios de Informática para uso em aulas da grade dos cursos de Ensino Médio e Profissional.

Estes laboratórios estão localizados do terceiro andar do prédio ocupando as salas 312, 316, 318 e 330. O número de computadores em cada um deles é:

  • 312 (20 computadores Linux);
  • 316 (20 computadores Linux);
  • 318 (20 computadores Windows);
  • 330 (24 computadores Windows).


Os computadores desses laboratórios contam com sistema operacional Linux (Ubuntu), Windows 7 ou 10, suite Microsoft Office 97 e ferramentas básicas. Alguns softwares de uso técnico (exemplo: AutoCad) do qual o colégio detém licença de uso também estão disponíveis em alguns computadores. Todos os computadores têm acesso à internet disponível, mas o acesso é controlado e alguns endereços na web podem estar bloqueados.

Além disso, o professor deve se comprometer com algumas regras de utilização, a seguir destacamos as principais:

  • não é permitindo que alunos permaneçam utilizando o espaço dos laboratórios sozinhos, é essencial a presença do professor nele o tempo todo;
  • o professor deverá devolver à Direção Auxiliar após utilizar o laboratório, relatório de problemas constatados durante sua aula, sejam defeitos nos equipamentos, configuração ou falha em softwares ou ocorrências que tenham prejudicado a aula. No mesmo relatório (ver formulário padrão em anexo) é preciso constar a relação e disposição na sala dos alunos ou grupos de utilizadores;
  • é proibido alimentar-se (comer ou beber) nos laboratórios, trocar equipamentos ou periféricos do lugar, abrir os equipamentos ou instalar qualquer software diferente daqueles disponíveis;
  • os alunos devem ser informados de que qualquer arquivo deixado no disco local da máquina não tem garantia de acesso posterior. Recomenda-se ao próprio usuário manter uma cópia de segurança externa (exemplo: e-mail particular). Também, que o histórico de páginas acessadas na internet pode estar sendo armazenado em nossos servidores para futura recuperação caso torne-se necessário.

Todas as regras e medidas visam garantir a segurança dos usuários, a preservação do patrimônio público e a maior disponibilidade possível dos recursos em questão.

As aulas nos laboratórios devem ser planejadas respeitando os recursos de hardware e software disponíveis. Na eventual necessidade de um software diferente, o Setor de Informática – INFOCEP deve ser previamente consultado afim de homologá-lo antes de proceder com sua instalação. Tal medida se faz necessária frente ao correto dimensionamento de recursos requeridos e disponíveis, evitando assim que os computadores tenham sua performance, que já é bastante limitada, comprometida. Além do mais existe a questão legal das licenças de uso a serem consideradas.

Devemos lembrar que esses laboratórios são de uso compartilhado entre todos os cursos do Colégio Estadual do Paraná, além de eventualmente serem usados por usuários externos.

Convém lembrar que a manutenção dos laboratórios e computadores, de exclusiva competência do Setor de Informática – INFOCEP, será proporcionalmente eficiente a correta e racional utilização por professores e alunos em geral.

O Setor de Informática – INFOCEP coloca-se a disposição para auxílio em quaisquer questões técnicas ou pedagógicas que envolvam o uso de tecnologias sob domínio de sua equipe.

Toda a equipe INFOCEP agradece sua compreensão e colaboração.
Anexo: Controle de uso dos Laboratórios de Informática

 

 
Setor de Intercâmbio
Setor Intercâmbo

 

CONCEPÇÃO

A concepção de escola pública está amparada na perspectiva da inclusão de todo os alunos, bem como nos pressupostos democráticos e no planejamento coletivo.  Nesta perspectiva, pretende-se um projeto de escola emancipador, democrático, inclusivo que, pela excelência em educação, ciência, cultura e ensino, possibilitam o acesso aos conhecimentos universais. Significa dizer que a aprendizagem se constrói e o conhecimento se produz a partir das relações com o outro, na prática pedagógica, nas trocas interculturais e nas vivências diárias na escola e fora dela. De certa forma, o Colégio Estadual do Paraná já tem seu reconhecimento em ser uma escola absolutamente inclusiva. Com base nesta concepção e nestes pressupostos sustenta-se o programa de intercâmbio no CEP.

OBJETIVO

  • Promover a inclusão do aluno Intercambista no espaço educativo, bem como a troca  intercultural entre eles e entre os alunos do CEP.
  • Desenvolver ações que possibilitem a troca intercultural entre os diferentes jovens, diferentes idiomas, etnias, religiões e culturas.
 
Setor de Projetos - ProCEP
Setor de Projetos

O ProCEP tem como proposta articular, pensar e dar suporte aos projetos que surgem ou se fazem necessários ao desenvolvimento intelectual e humano dos múltiplos atores que compõem a comunidade escolar do Colégio Estadual do Paraná. Sua atuação se concentra sobre duas frentes:

  1. Projetos que se articulem ao universo de aprendizagem do estudante, possibilitando uma incursão filosófica, sociológica, artística, econômica e política da história das sociedades humanas;
  2. projetos de formação de professores e funcionários que enriqueçam a perspectiva destes profissionais em relação ao paradigma de sua prática pedagógica. Nesse intento, o ProCEP buscará, na medida do possível, oferecer eventos e cursos que garantam a certificação aos professores e funcionários, por entender que este elemento faz parte da valorização do educador que reconhece seu papel e busca aprimorar sua formação e sua prática educativa.

O setor tem como objetivos principais:

  • Elaborar projetos de formação, cursos, palestras e eventos com vistas no aprimoramento dos profissionais da escola nos diferentes turnos;
  • Desenvolver e dar suporte às ações pedagógicas, apoiadas em projetos que favoreçam o desenvolvimento intelectual e a prática de educadores e estudantes;
  • Promover eventos científicos e culturais que estreitem as relações entre os educadores e educandos;
  • Propor e apoiar ações, fundamentadas no Projeto Político Pedagógico da escola, que contribuam no combate do fracasso escolar.

 

Responsável: Sônia Cassetti

Telefone:
Horário:

  • Manhã: 8h às 12h
  • Tarde: 13h às 18h
  • Noite:18:30h às 21:30h

E-mail: procep@cep.pr.gov.br

 

 
Biblioteca

 

 

 

A Biblioteca Professor Edson Luiz de Oliveira é responsável por:

  • Empréstimo de livros.
  • Catalogação, registro, manutenção, revisão e organização do acervo.
  • Organização de painéis informativos  com notícias culturais educacionais.
  • Exposições temáticas e culturais.
  • Divulgação de novos títulos.

Responsável: Rosângela Aparecida Skrobot

Sala: 
Telefone: 
Horário: 
E-mail: cep-biblioteca@cep.pr.gov.br

 
Merenda

 

Senhores Pais/Mães/Responsáveis e Estudantes,

No ano letivo de 2019, os cardápios de servimento da merenda diferem entre os colégios: CEP/Amâncio, CEP/Tiradentes e CEP/Instituto, devido ao cumprimento da Pauta da Merenda Escolar que cada Instituição recebe.

No CEP/CEP, o cardápio encontra-se ajustado somente com a alimentação seca, devido à Obra de Reforma e Restauro do prédio, da qual faz parte a cozinha do estabelecimento.

Contamos com sua compreensão!

GAA/CE

 

Clique nos links abaixo, role a barra lateral e confira nossos cardápios de merenda:

Cardápio  CEP- Instituto de 16/03/2020 a 20/03/2020

Cardápio CEP - Amâncio de 16/03/2020 a 20/03/2020

Cardápio CEP - Tiradentes de 16/03/2020 a 20/03/2020

Cardápio  CEP- Zacarias de 16/03/2020 a 20/03/2020

Cardápio  CEP- Guaíra de 16/03/2020 a 20/03/2020

merenda_1.jpg
merenda2.jpg
merenda3.jpg

Imagens: Silma Malacrida 

Merenda Escolar | Colégio Estadual do Paraná
e-mail - merendacep@cep.pr.gov.br
Fones: 3234-5635 / 3234-5674

 
Agentes - Controladoria Geral do Estado

 

Agente de Controle Interno: Luiz Fernando Petry

 

PLANO DE TRABALHO PARA O ANO DE 2020

 

Apresentação

 

1 – INTRODUÇÃO

O Controle Interno do Colégio Estadual do Paraná, cujas competências estão firmadas pela Lei Estadual 15.524/2017 e regulamentadas pelo Decreto 9.978/2.014, vem estabelecer o plano de trabalho para o ano letivo de 2020 com o objetivo de cumprir a sua missão institucional.

O objetivo, os procedimentos, técnicas e sistemas de controle recomendados pela Coordenadoria de Controle Interno têm por finalidade avaliar a eficiência, eficácia, economicidade e efetividade dos controles adotados pela entidade.

Tratando-se de um planejamento, os períodos de execução, bem como suas atividades, são apenas referenciais, podendo, no desenrolar de suas ações, sofrerem ajustes. Também poderão ser executadas atividades e demandas não contempladas neste plano.

 

2 – METODOLOGIA

A metodologia utilizada para a elaboração deste plano lastreou-se em procedimentos, técnicas e sistemas de controle, tai como: exame documental (amostragem) a observação física de bens, analise de ambiente, comparativos entre previsões e execuções, entrevistas com servidores, funcionários, coordenadores, chefes de setores e ordenador de despesas, intentando a formação de opinião sobre a adequação ou inadequação dos controles existentes, além de apontar ações de melhorias para o desenvolvimento do trabalho para o ano de 2.020.

 

3 – ÁREAS QUE SERÃO AVALIADAS

Área administrativa

Área financeira

Ressalvas e recomendações

Regularidade de documentação

Área de recursos humanos

ÁREA ADMINISTRATIVA

Planejamento, estrutura organizacional, normas e regulamentos internos, cargos (efetivos e em comissão), materiais, bens, segurança, EPIs, meio ambiente, regularidade fiscal, previsão de consumo, central de viagens, gestão de documentos, contratos, obras, acompanhamento de gestão.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Mapeamento: deficiências, possibilidades de inovação, agilidade de fluxo de procedimentos, reconhecimento e valorização, mapeamento de processos, principais problemas.

Solução: formulação, alinhamento e execução de estratégias para equalização dos problemas que surgirem.

ÁREA FINANCEIRA

Ativos financeiros: rotinas, relatórios, prazos e planejamento;

Regularidade: fiscal, CADIN, CNPJ, jurídica, econômico/financeira, da documentação do dirigente e contador;

Despesas e pagamentos: ressalvas e recomendações;

Acompanhamento SEFA: recolhimentos de impostos e outros tributos.

 

RESSALVAS E RECOMENDAÇÕES

O Colégio Estadual do Paraná continuará trabalhando de forma a não gerar achados significativos que ensejem recomendações ou ressalvas, também promoverá ações para não gerar multas para o estabelecimento e procurará responder satisfatoriamente todas as solicitações de fiscalização.

 

REGULARIDADE DE DOCUMENTAÇÃO

Sobre a regularidade de documentação, informamos que os documentos, tanto da parte do dirigente do estabelecimento, como do contador, bem como a documentação jurídica, tributária, fiscal e bancária encontram-se regulares e em conformidade com a legislação vigente.

As despesas do estabelecimento obedecem à legislação vigente.

 

ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Somos um estabelecimento em regime administrativo especial vinculado À Secretaria de Estado de Educação (SEED), portanto, possuímos um Grupo Auxiliar de Recursos Humanos – GARH - responsável frequência, movimentação de funcionários, escala de férias, controle de licenças médicas e outros.

 

4 – AÇÕES PONTUAIS:

As ações serão desenvolvidas conforme a necessidade e A demanda do estabelecimento, com base nas orientações da CGE utilizando a metodologia supracitada. As abordagens aos temas serão direcionadas conforme questões apontadas nos formulários, considerando as respostas orais do Gestor e das chefias de setores e coordenações, bem como o acompanhamento sistemático das demandas dos documentos que tramitam pelos setores do estabelecimento.

 

Verifique o Cronograma referencial das atividades para o ano de 2020

 

 

Agente de Transparência:  Afonso H. von Meien

 

As informações sobre como o Governo do Estado usa o dinheiro público estão disponíveis a todo cidadão que quiser consultá-las. O compromisso, previsto em lei federal e estadual, é monitorado pela Coordenação de Transparência e Controle Social, da Controladoria Geral do Estado, para garantir a atualização e a precisão dos dados.

A transparência da administração pública envolve Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas. O principal canal de comunicação com a população é o Portal da Transparência, que permite várias pesquisas sobre receitas, despesas, ações oficiais, contratos, licitações e funcionamento do Estado.

O Portal da Transparência também oferece formulários on-line para registro de sugestões e denúncias. Por isso, a Coordenação de Ouvidoria trabalha integrada no encaminhamento e resposta a essas participações da sociedade.

O cidadão também pode pedir informações específicas, que não constem no Portal da Transparência, pela Lei de Acesso à Informação. O formulário para a solicitação também está disponível na parte de cima Portal.

 

Agente de Integridade e Compliance: 

 

O Programa de Integridade e Compliance na prática, reúne métodos e técnicas para prevenir e descobrir práticas irregulares e ilegais, como fraudes, subornos e desvios de conduta. A aplicação do método, já comum na iniciativa privada, é a base da cultura ética e honesta, que fortalece a credibilidade, pela segurança no cumprimento da legislação.

Essa cultura, consolidada pelas práticas de compliance, envolve funcionários, servidores, terceirizados e qualquer pessoa que tenha relação direta ou indireta com a instituição.

Com a aplicação da metodologia de compliance, o Governo do Paraná vai aumentar a transparência de suas ações, aprimorar o combate à corrupção e garantir uma gestão eficiente e confiável dos recursos públicos. Mecanismos passarão a fazer parte do dia a dia do Estado para permitir punição de agentes públicos que promovam ações ilícitas ou sejam coniventes com elas.

No processo de implementação do programa e análise nos órgãos do Estado do Paraná, será identificado e classificado eventuais riscos de cada setor. O Controle Interno terá um papel fundamental para o desenho dos processos e procedimentos adotados para os apontamentos. Em uma nova fase, será elaborado um Código de Ética e Conduta específico para cada secretaria ou órgão.

Ferramentas de comunicação e treinamento serão desenvolvidas quando necessário. A Ouvidoria também será um canal primordial como receptor de denúncias dos servidores.

 

Agente de Ouvidoria: Gesiely Almeida 

 

A Ouvidoria Geral, amplia o espaço público e democrático valorizando o exercício cotidiano da cidadania, visando receber e dar encaminhamento às solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios sobre as ações e programas de governo.Uma vez inserida no sistema, a reivindicação é analisada e imediatamente encaminhada ao órgão competente para solução dentro de um prazo pré-determinado.

As providências adotadas, depois de examinadas e tidas como satisfatórias pela Coordenadoria de Ouvidoria são, na sequência, comunicadas ao interessado. Dependendo da gravidade, há situações cuja abordagem exigem a realização de um procedimento prévio de averiguação, de uma inspeção, ou mesmo de uma auditoria.

A Coordenadoria de Ouvidoria Geral tem, entre outras atribuições, a de coordenação e manutenção do Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias – SIGO, do Poder Executivo Estadual, estabelecido como canal de comunicação e atendimento das demandas da população através das 72 ouvidorias distribuídas nos órgãos do Governo do Paraná.