Confira os trabalhos classificados no Projeto Jovem Defensor(a) em Direitos Humanos 10/12/2020 - 21:40

Para marcar o aniversário de 72 anos da promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), os organizadores do Projeto Jovem Defensor (a) em Direitos Humanos, realizado por membros da Defensoria Pública do Paraná, em parceria com o Procep (Projetos e Formação) do Colégio Estadual do Paraná (CEP), apresentaram os trabalhos finalistas, produzidos por participantes que ganharam uma bolsa de Estudo do Curso Jurídico. A data comemorativa também foi escolhida para o encerramento do Projeto, realizado no formato à distância (Ead), em cumprimento aos protocolos de segurança e às regras do distanciamento social para o enfrentamento da pandemia.

Ao todo, foram 200 inscrições, tendo entre elas, estudantes do Ensino Médio Regular e estagiários da Defensoria Pública do Paraná. Além disso, contou com a participação de cursistas, que ajudaram a difundir os temas aprendidos no projeto, com intuito de melhorar a Sociedade Brasileira. “Temos a grata satisfação de participar desse projeto, que busca incentivar nossos estudantes e outros interessados, em difundir conceitos e direitos importantes para a construção de uma sociedade com mais justiça social”, disse Gilmara Funes, representante do Curso Jurídico, que fez a doação das bolsas de estudos aos finalistas.

Sempre com apoio da Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco, o Projeto Jovem Defensor (a) em Direitos Humanos, realizado em ambiente virtual do CEP, foi apresentado em um programa de 10 semanas, com abordagens aos seguintes temas: I. Estado Autoritário e Direitos Humanos; II. Democracia e Constituição, direito de expressão e manifestação; III. Intolerância e violência; IV. Racismo Estrutural; V. Pessoas com deficiência e seus direitos; VI. Acesso à Justiça e Defensoria Pública; VII. Direitos da Criança e Adolescente e questões de família; VIII. Saúde, Moradia e outros direitos sociais; IX. Direitos da Pessoa Idosa; X.  Tutela penal e direitos e Direitos Humanos.

Abaixo, segue o resultado final, com apresentação dos trabalhos vencedores e as considerações dos organizadores do Projeto:

...

 

Prezados e prezadas cursistas,

 

Inicialmente, gostaríamos de registrar nossa felicidade em assistir aos vídeos de vocês, os quais ficaram excelentes. Os vídeos efetivamente superaram nossas expectativas. E em muito! Sem sombra de dúvidas, aprendemos bastante.

A qualidade dos trabalhos tornou especialmente difícil a escolha dos vencedores. Porém, destacamos cinco trabalhos que pela clareza e profundidade entendemos merecer especial destaque e eles são:

 

1)            Ana Beatriz Silva de Souza, aluna CEP, com o tema Racismo Estrutural.

 

 

2)            Gabriel Kozlowski Andreola, aluno do CEP, com o tema dignidade da pessoa humana.

 

 

3)            Milena Rizzo Marques e Rafaella Mike Igarashi, estagiárias da Defensoria Pública, com o tema presunção de inocência.

 

 

4)            Rafaela Bobig Monaro, estagiária da Defensoria Pública, com o tema direitos das crianças e adolescente.

 

 

5)            Sabrina Mirela Pereira Xavier, aluna do CEP, com o tema direito de expressão e manifestação.

 

Além das bolsas de estudos do Curso Jurídico, tais vídeos serão veiculados nos canais institucionais da Defensoria Pública, do Colégio Estadual do Paraná e do Curso Jurídico.

Informamos, por fim, que iremos organizar um evento de fechamento do curso ainda em 2020, cujos maiores detalhes serão comunicados em breve, e contamos com a participação de todos para esclarecimento de dúvida e comentários gerais.

 

Até logo!

 

Bruno de Almeida Passadore

Gilmara Funes

Sônia Brites Casatti

...

 

ATENÇÃO!  As aulas podem, a qualquer momento, serem consultadas por pessoas interessadas nos temas abordados. O acesso pode ser realizado pelo link: PROJETO JOVEM DEFENSOR (A) EM DIREITOS HUMANOS

***