Colégio Estadual do Paraná lança site com mais recursos e novo visual 11/01/2020 - 18:45

O ano mal começou e o Colégio Estadual do Paraná (CEP) já apresenta a primeira novidade de 2020. Trata-se do novo site oficial do Colégio, disponível desde a última quarta-feira (8) no endereço www.cep.pr.gov.br. Com estilo de portal, o site foi totalmente remodelado e tem um novo visual, muito mais atraente e moderno e com oferta de mais recursos tecnológicos, além de novas áreas para acessos às informações.

A ferramenta foi criada para dar publicidade às informações e às atividades da instituição de ensino, considerada uma das gigantes da educação pública no Estado. O foco é o atendimento aos cerca de 4.500 estudantes matriculados em cursos do Ensino Fundamental, Médio, Médio Integrado e Profissional, além daqueles que participam de aulas no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM).

Funciona também como um importante canal de comunicação direta com pais, mães, responsáveis e pessoas da comunidade em geral. “Um endereço que deve ser permanentemente consultado para que todos fiquem por dentro de tudo o que ocorre no Colégio”, afirmou a diretora geral do CEP, Tânia Maria Acco.

A diretora ainda lembrou que o portal tem um papel fundamental na integração das unidades de atendimento, servindo de ponto de encontro para todos os membros da Comunidade Escolar. “Assim como em nossas redes sociais, o site continua sendo um espaço para unir e fortalecer os vínculos e valores institucionais, permitindo que todos e todas se sintam parte integrante da grande família CEP”, disse Tânia.

INOVAÇÕES – O portal mantém todo o conteúdo estático existente no site anterior. As informações, no entanto, são apresentadas em formato mais dinâmico por causa do novo layout, que é mais leve e facilita a leitura. Além disso, o website está mais “vivo” porque dá destaque para as notícias, eventos e conteúdos publicados diariamente nas redes sociais oficiais do Colégio.

Pelo site, os visitantes ainda ficam informados sobre “Como Ingressar no CEP” e conhecem os cursos ofertados pela instituição. A nova configuração mantém as áreas do menu principal, com uma lista de opções para navegação a partir dos links: “Gestão Escolar”; “Centro de Memória”; “Extensão”; “Instâncias Escolares”; “Transparência”; e “Contatos” por e-mail e telefones de setores em todas as unidades de atendimento.

Os estudantes e interessados ainda têm fácil acesso ao Calendário e ao Horário Escolar, bem como ao “Fale Conosco”, um canal aberto para troca de mensagens entre os visitantes e os responsáveis. Além disso, estão disponibilizadas informações da Agenda Executiva, os Editais de Processos Classificatórios e outros documentos emitidos pela Secretaria do CEP, Núcleo Regional da Educação (NRE) e Secretaria Estadual da Educação (SEED).

ADMINISTRAÇÃO - O site do CEP é administrado pela equipe da comunicação (CEPCOM), responsável também pela atualização das informações nas áreas de notícias, eventos, fotografias, vídeos e redes sociais oficiais do Colégio.

“Como no ano passado, continuaremos com o atendimento em todas as unidades, já contando com a contribuição da comunidade do CEP para o envio de sugestões de pautas que podem virar notícias no novo portal e nas redes sociais”, disse o jornalista Zac Lucatelli, que administra o site e as mídias digitais do Colégio ao lado dos professores Afonso Von Mein e Maciel Paludo.

GOVERNO DIGITAL – Os serviços do Governo também aparecem na página do portal. O visitante pode, por exemplo, acessar serviços de cidadania, cultura e lazer, documentos, educação e pesquisa. Uma das possibilidades é o acesso direto ao sistema Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), onde é possível realizar o cadastro para ter acesso aos inúmeros serviços e aplicativos da plataforma do Governo Digital do Paraná.

O novo portal também atende a todas as exigências previstas na Lei de Acesso às Informações Públicas (Lei nº 12.527/2011).  Nele, como em outros websites de secretarias e departamentos do Governo do Estado, há links permanentes que direcionam para a Portal da Transparência e para outros serviços de utilidade pública.

Valer ainda lembrar que o novo portal foi desenvolvido e disponibilizado, sem nenhum custo para o CEP, pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), que é responsável pela administração dos sistemas de informação e comunicação (TIC) de órgãos do Governo do Estado do Paraná.