Redes sociais do Colégio Estadual do Paraná somam quase 18 mil usuários 21/12/2019 - 10:00

O ano termina com um aumento significativo no número de usuários que acessam as mídias sociais do Colégio Estadual do Paraná (CEP). Até esta quarta-feira (11), segundo levantamento feito no Facebook, YouTube e Instagram, o total chegou a 17.778 amigos virtuais, quantidade que representa 15,63% a mais do que a registrada em 10 de fevereiro de 2019, no início do ano letivo.

Parte desse resultado se deve à produção permanente de materiais informativos no setor de Comunicação Social do Colégio (Cepcom). Neste ano, o departamento continuou com o atendimento usual e introduziu inovações nas mídias digitais. Também intensificou a produção de notícias para atender os cerca de 4.500 estudantes matriculados em Cursos do Ensino Fundamental, Médio, Médio Integrado e Profissional, além de outros usuários e visitantes dos canais.

Conforme relatório do Google Analytics, no período de 10 de janeiro a 9 de dezembro deste ano, somam-se 1.717,749 acessos no site oficial do CEP. O pico foi registrado em 11 de novembro, na ocasião da divulgação de informações dos editais do CELEM, com 106.204 acessos em 2 dias. Nesse mesmo período, as páginas mais acessadas foram: Calendário Escolar (82.162); Curso Médio (59.727); e o Curso Profissionalizante (51.587).

Foram criados novos produtos de mídia, a exemplo do boletim semanal de informações “CEP na Rede” com 33 edições; do “Ponto de Gestão, com a Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco”; que fala dos aspectos gerenciais da instituição de educação, que é considerada uma das maiores do Estado; e, mais recentemente, o “CEP na Rede em 1min”, que leva aos usuários informações e imagens com agilidade, que são facilmente visualizadas em smartphones conectados à internet.

“São produtos que foram bem aceitos pela comunidade escolar, promovendo mais participação e integração em todas as unidades de atendimento. Pelo serviço de comunicação, estudantes, funcionários, professores e membros equipes de gestão também divulgam suas ações em favor do coletivo e da manutenção da qualidade do ensino-aprendizagem”, disse a Diretora.

NÚMEROS – Os números mostram que, no período considerado (10/02/2019 a 10/12/2019), foram veiculadas no endereço do Site Oficial (cep.pr.gov.br) cerca de 500 novas publicações sobre o trabalho realizado no ambiente escolar ao longo dos 203 dias do ano letivo de 2019 (finaliza em 20 de dezembro). Isso representa uma média de quase 2,5 matérias por dia.

A página do Facebook do CEP (facebook.com/170anos/), que atualmente conta com cerca de 12,5 mil usuários, também traz números expressivos, com aumento de cerca de 2 mil pessoas só nesses últimos dez meses. Já o Instagram do CEP (@estadualdoparana) está perto de atingir a marca dos 5 mil seguidores. Além disso, e com números de acessos ainda não contabilizados, há também o canal do Flickr do CEP (flickr.com/photos/estadualdoparana/), onde está concentrada a produção fotográfica do Colégio. 

Para atender essa demanda, os profissionais se dividem em tarefas para realizar pautas e coberturas jornalísticas, registros fotográficos e gravações de vídeos, além da usual produção do material gráfico, impresso e eletrônico. Também foram feitas atualizações no site institucional, em cumprimento à Lei de Transparência e Acesso à Informação, conforme estipula Lei Federal n° 12.527/2011 e o Decreto Estadual n° 10.285/2014.

CURIOSIDADES – Em alguns momentos foram registrados recordes da atividade de alcance em certas publicações. No dia 24 de julho, por exemplo, uma simples fotografia da fachada do prédio central do Colégio alcançou a marca de 8.479 acessos na página do Facebook. Atualmente, essa mesma fotografia já ultrapassa milhares de reações, comentários e compartilhamentos. 

Em dias de publicação de resultados dos processos classificatórios, o número de acessos pode atingir facilmente a marca de 11 mil em poucas horas. Um exemplo disso são os Editais do Processo Classificatório para 2020, publicados em 22 de novembro, que contam com mais de 80 mil acessos até o momento. Já o Calendário Anual 2019, divulgado no início deste ano no site, passa dos 100 mil acessos.

Por fim, uma curiosidade é que o Instagram do Colégio registra, até neste momento, 48,5k curtidas em 270 postagens, o que representa 180 curtidas em cada publicação. O interessante é que, das nove imagens mais curtidas, seis se referem ao jardim e fachada do prédio histórico da instituição com mais de 173 anos de história, e que se renova todos os dias.

***

Expediente:

Jornalista e Assessor de Imprensa: Zac Lucatelli

Designer Gráfico e Editor: Maciel Paludo

Agente de Transparência e Responsável e Informações Institucionais: Afonso Henrique Von Meien

***

GALERIA DE IMAGENS