Sedução da Linguagem Poética - Varal Virtual de Poemas 2021 24/11/2021 - 21:29

     O projeto “Sedução da Linguagem Poética” vem contemplar, por meio da poesia e das artes visuais, as criações artísticas dos estudantes, professores(as) e funcionários (as). Incorporado às demais atividades estudantis do CEP, o projeto se subdivide em três etapas distintas: Varal de Poemas, Concurso de Declamação e Edição de um Livro de Autores(as) Selecionados (as). 
    A cada ano, os estudantes são incentivados a escreverem seus poemas para o Varal, bem como a ensaiarem suas declamações, além de enviarem suas lavras poéticas para o livro. Por funcionar como um concurso, nem todos são contemplados, mas os premiados se regozijam em ver seus poemas publicados e sua declamação reconhecida, inclusive com medalhas simbólicas.
O concurso é uma maneira de “seduzir” os participantes para a beleza da linguagem poética e da literatura em si. Entretanto, as outras artes também são valorizadas, como as Artes Visuais e a Música, pois são feitas ilustrações para os poemas do Varal e do Livro, além de ocorrerem apresentações musicais intercaladas com as declamações.
    Apesar de ser uma tradição no CEP (18 edições), o Projeto foi interrompido pela pandemia do Coronavírus, não sendo realizado em 2020. Como neste ano houve a possibilidade de ensino remoto e, mais recentemente, a retomada das aulas presenciais, optou-se por realizar o projeto, porém não em suas três etapas, sendo contemplada apenas a produção de poemas para o Varal, mas de maneira virtual e temática livre.
    Desse modo, o que se verá nos slides seguintes são alguns poemas produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental, conciliados a desenhos próprios ou a imagens que remetem à temática escolhida.
    Convidamos a você, leitor, a dar uma espiada nas produções discentes e saborear um pouco de poesia, arte e beleza, antídotos, talvez, nestes tempos tão difíceis.

 

 

SL

 

Varal Virtual de Poemas - 9° A,B,C

Orientação Professora: Silvia Tafarelo - 9° A, B, C

 

Varal de Poemas

 

Varal Virtual de Poemas - 8° A,B,C ,D

Orientação Professora: Marcia Cristina Lanzarini  - 8° A, B, C, D

 

Varal Virtual

 

Varal Virtual de Poemas - 9° D e 7 °D

Orientação Professora: Maria Bernardete

 

Varal Virtual

 

Varal Virtual de Poemas - 7°A, 7°B, 7°C

Orientação Professora: Stefânia Dalto Cirino de Andrade

 

Direção Geral

Coordenação de Língua Portuguesa

CEPCOM