PROJETO “SEDUÇÃO DA LINGUAGEM POÉTICA” 04/04/2016 - 15:00

Todo projeto possui uma história pregressa.

O projeto “Sedução da Linguagem Poética” nasceu em 1999 e possibilita aos jovens “tecer vida, tecer poesia” e dar à palavra, dentro da escola, seu lugar de honra na arte.

Posto em movimento em salas de aula, palavras transformam-se, belamente, em poemas expressivos de toda gama de sentimentos que habitam as almas adolescentes abertas para o mundo. O inimaginável envolve cada um dos participantes, instaurando a magia da poesia, seus enigmas e mistérios...

Em parceria com a Escolinha de Arte do CEP, dá-se a leitura plástica das sensações filosóficas, de amor e de crítica social que permeiam as criações poéticas.

Esse movimento fecha-se com a exposição das criações plástico-literárias em Varal de Poesias.
O passo seguinte é o “Concurso de Declamação de Poesias”, que possibilita a abertura de um momento em que a palavra possa libertar-se do papel, espraiando-se sonora, calando poderosa nos sensíveis, instalando-se insinuante nos corações presentes: pais, amigos, poetas, professores que, emocionados, assistem às declamações pungentes.

Finalmente, ocorre o lançamento do Livro “Sedução da Linguagem Poética”, que fecha o círculo, com poemas selecionados preenchendo páginas, prontos a cumprir sua missão: despertar palavras adormecidas, que virão, uma após a outra, em complexo jogo linguístico, estruturar-se em novos poemas...

Convidamos a participar, como autores, do livro de poesias para 2016, ex-professores, ex-alunos, ex-funcionários, professores, alunos e funcionários do Colégio Estadual do Paraná.
Para tanto, divulgamos a seguir as datas e os critérios estabelecidos para o envio dos poemas.
Período de inscrição no Concurso para o Livro: de 04/04/16 a 30/06/16.

Critérios:

Participação com, no máximo, dois poemas.

O arquivo deve ser salvo em arquivo.doc ou arquivo.docx e enviado, pelos alunos, para o professor da disciplina de Língua Portuguesa. O professor o enviará para a Coordenação de Língua Portuguesa.

O poema não pode ser cópia ou plágio (inteiro ou partes) de obras já existentes. Deve ser de AUTORIA e conter no mínimo 14 versos e, no máximo, 56 versos.

A digitação deve ser em ARIAL fonte 12, com identificação na margem inferior, um após o outro: Nome completo, turma e turno e professor para os alunos e para os demais a identificação da função na escola ou ex-aluno, ex-professor, ex-funcionário.

A seleção dos poemas que irão para o Livro será feita por poetas integrantes da Academia Paranaense de Letras ou da Casa do Poeta.

O lançamento do livro “Sedução Poética” acontecerá no dia 17 de novembro de 2016, às 19 horas, no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná.

Coordenação de Língua Portuguesa

Andréa Garcia Zelaquett
Mary Donda Tenius