Equipe Multidisciplinar do CEP visitou a Aldeia Araçaí no Município de Piraquara (PR) 17/05/2018 - 16:00

No sábado, 12 de Maio, a Equipe Multidisciplinar do Colégio Estadual do Paraná, esteve na Aldeia Araçaí, localizada no Município de Piraquara (PR). A atividade pedagógica integra o percurso formativo da Equipe e dos estudantes.

A Equipe Multidisciplinar do CEP tem por finalidade conduzir, encaminhar, auxiliar, propor o desenvolvimento de ações pedagógicas que tratem das relações étnico-raciais e ao ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena ao longo do período letivo.

Segundo o Projeto Político Pedagógico do CEP (2017, p. 50-51) as instituições de ensino devem garantir que a organização dos conteúdos de todas as disciplinas da matriz curricular contemple, obrigatoriamente, ao longo do ano letivo, a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na perspectiva de proporcionar aos estudantes uma educação compatível com uma sociedade democrática, multicultural e pluriétnica. Assim, a Equipe Multidisciplinar é constituída, de acordo com o Projeto Político Pedagógico e as Instruções 17/2006-SUED, 10/2010-SUED/SEED e Resolução 3399/2010-GS/SEED. A Equipe Multidisciplinar deve buscar valorizar a presença dos/as educadores/as, funcionários/as e estudantes negros/as e indígenas do Estabelecimento de Ensino, promovendo a capacitação, participação e motivação em cursos, palestras e oficinas promovidas pela SEED, IES e outras instituições; promover ações para quebrar os preconceitos em relação à cultura africana e indígena, buscando o fim de uma visão estereotipada das populações indígenas, africana e afrodescendente, promovendo a equidade e o respeito; interferir nos possíveis conflitos étnicos presentes no cotidiano escolar, promovendo o diálogo, a capacitação e o respeito às diversidades étnicas, e orientar nos casos que ultrapassam os limites da ação pedagógica da Equipe Multidisciplinar para que sejam avaliados pelas instâncias competentes.

A equipe deve, ainda, promover a aproximação entre a escola e o Movimento Negro e Indígena, estabelecendo diálogo entre as ações no campo da educação e suas implicações no cotidiano da escola; estabelecer a efetivação no PPP da escola e no Plano Curricular das diversas disciplinas, conteúdos e discussões previstas na atual legislação educacional com relação à educação para a promoção da igualdade étnico-racial e a diversidade sexual; desconstruir ações e manifestações de cunho racista e/ou preconceituoso no espaço escolar entre professores, estudantes, funcionários, pais e responsáveis; socializar com toda a comunidade escolar os conteúdos apreendidos em capacitações, cursos, oficinas e palestras relacionadas à temática das relações étnico-racial e da diversidade sexual.

Tendo em vista tais aspectos oriundos da luta histórica dos movimentos sociais, a Equipe acompanhada por um grupo de estudantes do Colégio e Funcionários da SEED/PR, buscou compreender in loco, elementos da cultura, as condições de vida etc da comunidade indígena de Araçaí e da Escola Indígena Mbyá Arandú. O próximo passo será a recepção dos jovens da comunidade indígena no CEP.

Equipe Multidisciplinar do Colégio Estadual do Paraná