Encontros com a Memória: os Eternos Alunos do CEP sempre presentes. 17/04/2024 - 16:37

Encontros com a Memória: os Eternos Alunos do CEP sempre presentes.

O mês de março foi marcado por intensa participação dos “Eternos Alunos” do CEP- Colégio Estadual do Paraná que vivenciaram vários eventos referentes à comemoração do aniversário do Colégio.

No dia 8 de março tivemos a participação das estudantes da turma de 76-79: Nelise de Fátima Valenga, Maria da Luz V. Machado, Josir Regina Costa Possiede, Viviane Regina Pie, Jucélia Cordeiro Mallo Stais, Heliane Monteiro Maieves, Simone Weber Polacksw e Elvira Rosa Pereira Henriques Folda que fez o Curso de Análises Clínicas na década de 1970. As estudantes conversaram com três turmas do turno da tarde no auditório contando suas histórias e experiências. Foram duas horas de encantamento pelas conversas, descobertas e as histórias dos objetos de época. O evento foi concluído com um gostinho de “quero mais.”

No dia 11 de março foi a vez de alunos de geração dos anos 60 Clio Catta Preta Saboia, Deisi do Rocio Muller, Osmar Silveira, Roberto Hedeke, Ronaldo Lopes Garcia e Wilson Alcântara Soares. Eles contaram histórias, dividiram suas memórias, responderam perguntas e um dos temas mais recorrentes foi como eles percebiam os reflexos da ditadura militar no Colégio ou depois na Universidade. Todos mostraram suas percepções que são diferenciadas. Ronaldo Garcia foi Presidente do GECEP de 1970-1973 respondeu contextualizando o período histórico, assim como o Wilson Alcântara hoje Professor da UFPR no Departamento de Física que participou ativamente do movimento estudantil no Diretório Acadêmico da UFPR.

No decorrer do evento os alunos foram desafiados a cantar o hino do CEP demonstrando aos estudantes que o hino do CEP permanece em suas memórias até os dias de hoje.

Finalizando as comemorações tivemos na sexta-feira dia 15 o privilégio de receber o ator, contador de histórias e ativista cultural Carlos Daitschman. Este momento foi mágico, pois ele contou histórias, encantou e seduziu os (as) estudantes para a percepção da memória. Carlos ainda participou do “Plano de Abandono” que estava no cronograma do dia. No pátio Carlos continuou contando história, ele desafiou os estudantes atuais a relatarem histórias que conheçam do colégio ou suas e se propôs a voltar no CEP neste ano ainda para contar as histórias coletadas.