CEP apresenta versão impressa da Revista Paideia 07/03/2019 - 16:10

Um espaço onde é possível encontrar diversas produções intelectuais das mais variadas áreas do conhecimento humano. Essa é a proposta da "Paideia", revista digital criada em 2015 pelos setores de Filosofia e Sociologia do Colégio Estadual do Paraná (CEP), que serve de ferramenta para uso pedagógico a todos os estudantes, professores e colaboradores.

Em 29 de março, dia que se comemora a fundação do prédio histórico do Colégio Estadual do Paraná e data que também coincide com o aniversário de Curitiba, a Revista Paideia será apresentada à comunidade estudantil em sua primeira versão imprensa. O lançamento do original marca também o encerramento da programação que comemora os 173 anos do CEP, fundado em 13 de março de 1846.

“Não por acaso, escolhemos a data festiva para apresentar a novidade impressa, que mostra parte da produção intensa e contínua realizada por pessoas ligadas à nossa instituição nestes últimos 50 anos”, disse a Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco. “Tanto na versão digital, como na impressa, estão reunidos importantes trabalhos que merecem destaque e reconhecimento do público em geral”, acrescentou.

Periódicos – A organização em periódicos da Paideia é de responsabilidade do professor de Filosofia Jansen Filho, coordenador do projeto. “São basicamente publicações plurais e abertas aos posicionamentos artístico, filosófico, sociológico, ideológico e outros fundamentados em autores de obras consideradas objetos de estudos no Planejamento Curricular”, explicou o professor.

A Paideia traz conteúdo composto por artigos científicos, poesias, crônicas, depoimentos, textos argumentativos e reflexivos, além de resenhas baseadas em livros e filmes cinematográficos. “Além da participação de estudantes e professores do CEP, contamos também com a importante contribuição dos colaboradores externos, que garantem validação de seus trabalhos acadêmicos, como atividade extracurricular exigidos em universidades e outras instituições”, afirmou Jansen.

Segundo ele, a revista está em conformidade com a proposta do Projeto Político Pedagógico do CEP. “O termo Paideia já foi pensado e inspirado no sistema de educação do cidadão grego, que buscava pela formação integral em diversas áreas do conhecimento. Desta forma mantemos o nosso compromisso com a formação integral considerada fundamental na oferta da educação pública de qualidade”, concluiu.

 

Serviço:

Para conhecer o projeto, acesse o site do Colégio Estadual do Paraná. No lado esquerdo da tela, clique em “CEP Em Extensão”, “Revistas” e “Paideia”.

Atenção! Fique de olho na programação do Aniversário dos 176 anos do CEP.

Fonte: Zac Lucatelli - Assessoria de Imprensa

GALERIA DE IMAGENS