Aberta a exposição da Escolinha de Arte no Tribunal de Justiça do Paraná 06/12/2019 - 15:30

Foi aberta oficialmente, nesta quinta-feira (5), a Exposição da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná (CEP) no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), no Centro Cívico, em Curitiba. As obras de arte, produzidas por estudantes da instituição de ensino mais antiga do Estado, ficarão em exibição na Esplanada do Tribunal de Justiça até a próxima quinta-feira (12).

Em uma sessão solene, os representantes das instituições envolvidas com a mostra firmaram o convênio de parceria. Da assinatura participaram o presidente do TJ-PR, Adalberto Jorge Xisto Pereira; a Desembargadora Denise Krüger Pereira, da Comissão Socioesportiva e Cultural (COSEC-TJPR); e a Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco.

“Estamos felizes em poder contribuir com parte da nossa história e com essas memórias que certamente contam um pouco das pessoas que passaram pela Escolinha. São verdadeiros artistas que deixaram, de forma muito peculiar, suas visões de mundo apresentadas em cada perspectiva, nos traços, em corpos e olhares presentes nas obras colocadas nesta exposição”, disse a Diretora Geral do CEP.

O presidente do TJ-PR afirmou que “não há instituição pública que preserve tanto a sua história quanto o poder judiciário. Para isso, precisamos de cultura, de artistas e de arte”, disse. A Desembargadora Denise Krüger agradeceu aos estudantes e aos membros das equipes gestora e pedagógica do Colégio. “Destaco que a cultura é algo que retrata a essência humana”, afirmou.

Também estavam presentes as Coordenadoras da Escolinha de Arte, professora Maura Probst; professora Daniele de Luca Rosa Franco e professora Cristine Christofis de Amorim; a Coordenadora do Centro de Memória, Luzinete Pereira; e a Diretora de Esportes, Cláudia Tamura.

A abertura da exposição foi acompanhada pelos professores de Arte e de Educação Física, além de funcionários da Escolinha de Arte. Os convidados ainda assistiram às apresentações do Coral do CEP, comandado pela professora Isabel Gabiatti, com acompanhamento do pianista Hermes Dreschel.

EXPOSIÇÃO – A exposição da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná (CEP) ficará aberta na Esplanada do Prédio Anexo do Tribunal de Justiça (TJPR), em Curitiba, até 12 de dezembro, . A mostra celebra os 62 anos da Escolinha e reúne pinturas, cerâmicas, maquetes, peças em madeira e em argila. Com fragmentos do período de 1957 a 1969, a exibição homenageia professores-fundadores e alunos em produções que contêm memórias, arte e história.

A Escolinha de Arte do CEP comprova que a prática, o conhecimento e o uso da arte no espaço estudantil são pilares da formação humana, contribuindo para um aprendizado amplo e para o desenvolvimento da sensibilidade, da afetividade e de várias formas de percepção da realidade.

No mesmo local também ocorre a exposição com a temática “Paranismo”, do acervo da Escolinha de Arte, com trabalhos que foram coordenados pela professora Andreia Schultz. Além disso, os estudantes do CEP terão a oportunidade de conhecer as instalações e a história do Tribunal de Justiça.

SERVIÇO – A exposição da Escolinha de Arte do CEP é promovida pelo TJPR, por meio da Comissão Socioesportiva e Cultural (COSEC-TJPR). A COSEC se esforça para que a cultura esteja cada vez mais presente no Poder Judiciário do Estado Paraná, proporcionando mais qualidade de vida aos magistrados, servidores e estagiários que o integram.

Confira as fotos da exposição no Flickr do TJPR.

***

GALERIA DE IMAGENS