Notícias

10/10/2019

Estudantes promovem blitz no trânsito para uso equilibrado da internet

Na manhã desta quinta-feira (10), alguns estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP) participaram de uma blitz educativa organizada no semáforo do cruzamento das principais vias de acesso à instituição. Com auxílio dos agentes municipais de trânsito, e orientados por professores e pedagogos do CEP, os estudantes abordaram os motoristas no trânsito e repassaram material educativo contendo orientações de como ensinar crianças e adolescentes a usarem a internet de forma mais equilibrada.

As recomendações fazem parte do Programa Detox Digital na Infância, com ações previstas no Pacto Infância Segura, com chancela da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Sociedade Brasileira de Pediatria. A ação com os estudantes também foi acompanhada pelo delegado da Polícia Federal Felipe Hayashi, que é diretor do Departamento de Justiça da Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho.

Na sala dos professores, Hayashi aproveitou para cumprimentar os docentes presentes. “Quero saudar a todos e compartilhar da minha alegria em estar nesta instituição com tantas histórias e de importância singular para a educação em nosso Estado”, disse. Ele explicou que a abordagem aos motoristas também serve para sensibilizar os adultos sobre o uso consciente das novas tecnologias.

A ação também contou com a presença da Doutora Cineiva Campoli Paulino Tono – Gerente de Projetos no Departamento de Justiça – Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Coordenadora da Ação 5 (Prevenção a Crimes Cibernéticos) do Pacto Infância Segura PR. “É um momento que reservamos para chamar atenção de pais e responsáveis sobre os seus próprios comportamentos em relação aos aparelhos eletrônicos, e despertar neles o cultivo de bons hábitos em relação ao uso racional destas novas tecnologias, para que eles se tornem exemplos de condutas para seus filhos e filhas”, explicou Cineiva.

A blitz realizada no cruzamento entre a Avenida João Gualberto e a Rua Luiz Leão (ao lado do Passeio Público), nesta quinta-feira (10), coincide com o Dia Mundial da Saúde Mental e também faz parte da programação comemorativa ao Dia Nacional da Criança, comemorado em 12 de outubro.

“Estamos com uma programação intensa de atividades com as entidades parceiras, para dessa forma valorizar a saúde e o bem-estar de crianças e dos adolescentes, além de promover a proteção à infância dentro e fora da escola”, afirmou a professora Sônia Cassati, coordenadora de Projetos do Colégio (Procep).

OUTUBRO ROSA – Em alusão ao Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama, em 19 de outubro, e para reforçar ações do Outubro Rosa, que valorizam os cuidados com a saúde da mulher, os estudantes do CEP também entregaram aos motoristas alguns panfletos. Foram repassadas orientações sobre a possível relação existente entre o câncer e o uso frequente de celulares.

O assunto, que ainda está sendo estudado pela comunidade científica e sem resultados conclusivos, merece atenção segundo alguns órgãos internacionais de pesquisa do câncer. Eles alertam para possíveis danos causados à saúde pela exposição humana às radiações eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos celulares. Por isso, os especialistas apresentam algumas recomendações que podem ajudar a prevenir à doença.

SEMANA DA CRIANÇA – Confira a Programação da Semana da Criança e do Adolescente 2019, com diversas ações organizadas pelo Procep, em parceria com as ações do Pacto Infância Segura do Paraná e Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná; Instituto de Tecnologia “Dignidade Humana”; e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

***

Fonte: Zac Lucatelli - Assessoria de Imprensa

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.