Notícias

13/09/2019

Em aulas de espanhol, estudantes compartilham suas experiências familiares

Os estudantes dos 6°s anos do Ensino Fundamental estão trabalhando o tema da diversidade familiar nas aulas curriculares de Língua Espanhola, ministradas no Colégio Estadual Tiradentes (CEP-Tiradentes). Além de aprender novos vocabulários da língua hispânica, os estudantes também reforçam valores e conceitos presentes na sociedade moderna, em suas diferentes constituições de núcleos familiares.

Com orientação da professora Giselle Ruy Bueno, tudo feito em espanhol. Os estudantes são sensibilizados a partir de vídeoaula que apresenta a história e a saga da personagem “Bolinha”, que está sempre vazia, e em busca permanente de sentimentos que lhe possam preencher para alcançar a felicidade.

“É na verdade uma metáfora para mostrar de forma lúdica que a felicidade pode estar muito mais perto do que se imagina”, explicou a professora. Ela conta que a tarefa dos estudantes é buscar em suas lembranças as suas próprias experiências felizes, especialmente as que são vivenciadas com suas famílias, em suas diferenças e constituições adversas.

EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA – Ainda segundo a professora, na etapa seguinte, os alunos e alunas devem também se expressar em espanhol, tanto na forma oral quanto pela escrita. Para isso, eles compartilham dos seus sentimentos alegres em família, e criam frases sobre suas próprias experiências que são posteriormente coladas em um cartaz produzido de forma coletiva.

“Cada frase escrita no papel pelo estudante traz um momento positivo vivenciado no seio familiar. Uma experiência feliz que tenta preencher o espaço da nossa personagem Bolinha, e, com isso, demonstra que a vida é feita de momentos em família, capazes de preencher o vazio de todos que estão em busca da felicidade”, afirmou.

O resultado final é um cartaz produzido pela turma, com mensagens que reforçam valores e apresentam os diferentes grupos familiares, promovendo com isso mais inclusão no ambiente escolar. Os trabalhos também têm apoio da Coordenação de LEM-Espanhol do CEP.

***

Fonte: Zac Lucatelli - Assessoria de Imprensa

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.