Notícias

13/09/2019

Campeonato de Bandas e Fanfarras contribui para formação e aprimoramento técnico musical

Não raro é o desejo manifestado por alguns membros da comunidade escolar em poder fazer parte de composições musicais que se formam dentro das instituições educacionais. No Colégio Estadual do Paraná (CEP), por exemplo, existe a Banda Sinfônica Bento Mossurunga, que há 60 anos emociona plateias e representa em diversos espetáculos a instituição de ensino mais antiga do Paraná.

E considerando o estudo voltado à formação técnica dos músicos e aprimoramento das corporações musicais, o professor Alessandro Gomes, Maestro da Banda do CEP, acaba de concluir um trabalho científico, em nível de mestrado, com o tema: Campeonato de Bandas e Fanfarras na Região Sul do Brasil: referencial formativo, aprimoramento técnico e sua função de manutenção histórica.

“É um trabalho que mostra a importância dos estudantes participarem de campeonatos e concursos de bandas e fanfarras, que demonstra a contribuição disso para a qualificação dos trabalhos musicais e desenvolvimento das habilidades dos participantes”, disse o professor.

Entre as conclusões, está também a influência positiva demonstrada pelos concursos e campeonatos de bandas e fanfarras para o aprimoramento das composições musicais escolares, favorecida pela competição sadia entre dos grupos desafiantes.

[Clique aqui para ler o texto científico completo].

Confira também o [YouTube da Banda Bento Mossurunga do CEP].

***

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.